(Marneus Calgar | Arte de Slawomir Maniak)
Olá a todos e bem-vindos de volta ao Recruzar os caminhosa série que dá aos comandantes um toque típico. Hoje estamos viajando além do universo do MTG, então Marneus Calgar pode nos levar à vitória. Claro, este comandante tem tudo a ver com a criação de tokens para manter nossa mão cheia de cartas e nosso plano de jogo. Por esse motivo, os Espíritos se associam muito bem a essa ideia, pois existem diversas formas de criar fichas de criatura que funcionarão também como atacantes evasivos.
Estágio Um: O Baralho
Parte Um: O Exército Token
Há uma grande quantidade de cartas que produzem fichas de Espírito, então temos algumas opções para escolher. Por um lado, existem efeitos únicos, como Invocação das Sombras, Almas Persistentes e Promessa de Bunrei. Essas cartas nos dão um rápido impulso nos corpos das criaturas, comprando cartas facilmente e mantendo a pressão sobre nossos oponentes. Além disso, eu realmente quero jogar Almas Persistentes novamente, é um cartão tão legal.
Também podemos contar com vários efeitos desencadeados, que nos renderão vários Espíritos ao longo do tempo. Biblioteca Assombrada e Reunir os que partiram ambos se preocupam com a morte de criaturas; o primeiro também nos permite obter algo das ações de outros jogadores, enquanto o outro troca esse aspecto por não exigir mana para ativar. Em outra nota, Feiticeiro Sussurrante é outra fonte confiável de fichas, já que é muito provável que joguemos mágicas que não sejam de criatura durante nossos turnos. Por último, mas não menos importante, A Restauração de Eiganjo é uma saga muito sólida no geral e, quando vira, é uma fonte confiável de criaturas adicionais.
Falando sobre alguns pesos pesados, Invasão de Tolvada estrela como um feitiço de reanimação, mas então, uma vez derrotado, ele começa a bombear e produzindo fichas. Teferi, Peregrino Temporal é sorrateiro, pois não cria seus Espíritos 1/1 habituais, mas sim espíritos maiores que ficarão ainda mais fortes com o tempo. Por último, Thalisse, Médium Reverente funciona como uma espécie de comandante secreto. Esta carta irá duplicar o número de fichas que criamos durante cada um dos nossos turnos, por isso devemos ter certeza de jogá-la no momento correto e tirar o máximo proveito dela.
Parte Dois: Eles Têm o Espírito
Obviamente, também administramos várias criaturas reais que são Espíritos. Entre eles, Correntes de chocalho, Fantasma Supremo e Capitão Drogskol são algumas estrelas de outros formatos que realmente funcionam muito bem nesta lista. A primeira é uma ferramenta defensiva extremamente poderosa que vem com alguma utilidade excepcional anexada; os outros dois funcionam como efeitos senhoriais normais, com Capitão Drogskol concessão de proteção adicional.
Olhando para algumas tecnologias mais recentes, Trovão do Crepúsculo está completamente interligado com o subtema do nosso deck: ele pode causar um impacto, crescendo toda vez que uma ficha sai do campo de batalha, mas também contribuir para que nosso próprio exército produza criaturas. Reforços Drogskol é outra unidade de uma carta, tornando nossos Espíritos maiores em batalha e protegendo-os de remoções baseadas em danos. Millicent, Regresso Inquieto também é uma ferramenta nova em nosso arsenal, garantindo que todas as criaturas possam apoiar nossa causa com corpos adicionais.
Olhando para o topo da nossa curva, Oyobi, que dividiu os céus é um criador de token adicional que produz criaturas ainda maiores e, portanto, mais resilientes. Depois, na mesma faixa de valor de mana, também temos nossos dois finalizadores. Por um lado, Cavalaria Moonshaker é, como muitos chamam, “o branco Behemoth Casco da Cratera“, pois pode tornar basicamente qualquer tipo de estado do tabuleiro letal para nossos oponentes. Por outro lado, Myojin de Blooming Dawn também funciona como uma forte ferramenta política, já que a ameaça de ativá-la pouco antes do início do seu turno pode ser usada a nosso favor. Além disso, é importante notar o quão bem essas duas cartas jogam juntas, resultando em um soco 1-2 que pode encerrar o jogo na hora.
Parte Três: Aliança Espiritual
Como suporte adicional, podemos contar com os suspeitos do costume, também conhecidos como efeitos de hino em encantamentos. Em particular, desta vez optei por incluir alguns mais baratos em termos de mana, pois queremos implementá-los o mais rápido possível para fortalecer nossas múltiplas criaturas. Por esta razão, cartões como Reúna as fileiras e Triunfo Compartilhado cabe perfeitamente em nosso deck. Além disso, podemos obter alguns efeitos típicos específicos:Respiração dos Insones é uma carta incrível que nos concede uma bela utilidade.
Também temos cartões que sinergizam especificamente com nossos tokens. Braçadeira de crânio, Ídolo do Esquecimento e Virtude Intangível são alguns clássicos que ainda funcionam perfeitamente até hoje, concedendo-nos cartas e estatísticas adicionais.
Algumas ferramentas mais recentes incluem Talento de zeladora carta que está tomando conta do Standard e que simplesmente é o cartão token final, mas também Kambal, prefeito lucrandoque lentamente agrega valor ao longo do jogo. Por último, Kaya, caçador de Geist é outro efeito de duplicação repetível para nossos tokens, nos garantindo um valor absurdo por apenas 3 mana.
Parte Quatro: A Decklist Completa
Estágio Dois: A Sala de Dados
Chegamos à última parte desta tecnologia de deck: a sala de dados. Essa ideia de deck era realmente única? Vamos comparar esta lista com a média Marneus Calgar e o deck médio de Espírito para ver o que ganhamos (e perdemos) no processo.
Parte Um: A Média Marneus Calgar Convés
Marneus Calgar é um comandante bastante popular, classificado em 65º lugaro no geral com 10.630 decks registrados no EDHREC. Vamos ver quão populares são alguns dos cartões mais dedicados a tokens que incluímos neste geral.
Há dois elementos dignos de nota neste gráfico. Em primeiro lugar, excluindo um elemento básico do formato como Braçadeira de crânionenhum desses cartões realmente resulta atraente para Marneus Calgar jogadores. Nem mesmo outros cartões perenes como Ídolo do Esquecimento ou Virtude Intangível parecem interessá-los
Isto pode ser justificado pela natureza do tabuleiro pré-construído Marneus veio com. Na verdade, sendo um Universos além produto, os compradores mais interessados foram provavelmente Martelo de Guerra 40.000 fãs que também jogam Magia. Por esse motivo, eles também podem querer manter o deck o mais focado possível no tema, talvez até se recusando a alterar a lista original de qualquer maneira. Portanto, embora existam várias cartas boas para estratégias que importam fichas, uma vez que não têm o tema Warhammer, elas não resultam atraentes para os jogadores. Devo dizer que esta tese me pareceu razoável depois de olhar Marneus Calgar Página EDHREC, que é claramente dominada por cartões pré-incluídos.
Mesmo assim, o segundo ponto que gostaria de destacar em relação ao gráfico é que ainda há vislumbres de inovação em outras builds e, acima de tudo, fica claro como os jogadores ainda estão atualizando suas listas. Isso pode ser deduzido principalmente olhando para Kambal, prefeito lucrando. Este é um cartão bastante novo quando comparado com o que o precede e o que o segue, Thalisse, Médium Reverente e Virtude Intangível respectivamente. Isso significa que, ao alterar a lista do deck original, os jogadores olham para os cards estabelecidos, mas também acompanham as inclusões mais recentes que podem se adequar ao tema do deck.
Parte Dois: O Deck Espiritual Médio
O comandante espiritual mais popular é Millicent, Regresso Inquietoque é 5o comandante Azorius mais popular, 165o no geral, com 6.308 decks registrados no EDHREC. Vamos ver o quão populares são os Spirits que tocamos neste ambiente.
Destaquei em laranja as cartas que não estavam originalmente presentes no baralho pré-conduzido por Millicent e isso gera alguns dados interessantes para analisar.
Primeiramente, é fundamental notar como os 6 espíritos mais populares estavam presentes no deck pré-construído, enquanto os 6 menos populares não estavam. Isso leva a algumas considerações: em primeiro lugar, havia algumas criaturas boas naquele deck, já que a grande maioria das pessoas não as retirou da lista. No outro extremo do espectro, muitos não continuaram atualizando sua lista, visto que uma carta poderosa como a Cavalaria Moonshaker aparece em apenas cerca de 1/5 do Millicent listas. O meio do pacote também é divertido de olhar, mostrando-nos como as pessoas adicionam criaturas com base no tempo recente (por exemplo, Katilda, Dawnhart Martyr foi impresso no Innistrad: Voto Carmesim conjunto, que foi lançado pouco antes do Millicent precon), mas também alguns itens básicos que sempre ficam bem nesse tipo de deck (como Águia Empírea).
Resumindo, podemos dizer que existe um núcleo de Espíritos realmente poderosos, nos quais brilham criaturas antigas e novas: o deck de Espíritos mais popular ainda roda cartas como Capitão Drogskol ou Fantasma Supremomas os combina com outros mais frescos, como Reforços Drogskol.
Ao mesmo tempo, ainda há espaço para mudanças e inovação, com poderosas ameaças de ponta como Cavalaria Moonshaker, Ao, o Céu do Amanhecer e Myojin de Blooming Dawn realmente pedindo uma chance de brilhar em decks típicos dedicados.
Conclusões do artigo de hoje
- Marneus Calgar é um comandante super divertido de se construir! Em particular, é extremamente funcional a forma como complementa a estratégia agressiva que propõe com a compra de cartas. Isso garante que sempre seremos bons com as cartas na mão, protegendo-nos da maior fraqueza dos decks de fichas: os board wipes. Na verdade, se pudermos sempre contar com opções adicionais em nossas mãos, poderemos mitigar o efeito devastador de uma Ira dos Deuses que explodirá todo o nosso exército;
- Adicionando a nota anterior, os Espíritos também são um tipo de criatura incrível para se brincar. Eles podem contar com um conjunto muito profundo de criaturas, em múltiplas combinações de cores diferentes, abrindo muito espaço para afinar e personalizar seu deck. Esta construção em particular deseja aproveitar as inúmeras cartas de criação de fichas de Espírito, mas elas também podem fazer parte de uma lista de assuntos voadores ou ser o tema secundário de um deck de feiticeira;
- Em suma, este comandante foi muito divertido de construir, com muitas decisões a tomar no processo de construção do deck e também estimulando ativamente o meu interesse por possíveis listas futuras. Os espíritos, como tipo de criatura, continuam recebendo cada vez mais apoio a cada ano, diferenciando e consolidando diversos subarquétipos dentro dessa estratégia semelhante. Isso também significa que cada uma das construções que os jogadores criarem será diferente das outras: obviamente, há um núcleo claro de criaturas que está presente em quase todos os decks, mas a partir daí, esse tipo de criatura concede uma tonelada de respiração. espaço para ideias, gosto pessoal e inovação.
Leia mais:
Recross the Paths – Construindo um Deck Espectral com Tymna, a Tecelã, e Kraum, Opus de Ludevic
The Over/Under – Uma revisão das previsões do Warhammer 40k Commander
Jonathan Zucchetti
Jonathan é um apreciador de Magic baseado na Itália que tem jogado, embora com algumas pausas, desde o lançamento de Mirrodin. A sua paixão pela EDH floresceu em 2018 e, com ela, o amor pelas construções exóticas e sub-representadas. Quando ele não está reclamando de uma remoção “injusta”, você pode encontrá-lo defendendo ferozmente seu Explorador de Segredos em uma mesa para indigentes.