Última atualização em 1º de outubro de 2024
Ugin, o Dragão Espiritual | Ilustração de Raymond Swanland
Sou conhecido por ser fã de arquétipos de Draft que envolvem mais de duas cores em meus decks. Até hoje.
Kaldheim, Strixhavene Dinastia de néon foram os melhores formatos para decks multicoloridos. Mas às vezes você só quer manter as coisas simples, não mexer com muitas cores e ser o mais direto possível. Certo?
Imagino que os designers da WotC sentiram o mesmo quando se tratava de planeswalkers em algum momento e decidiram levar essa ideia ao seu limite criando o primeiro planeswalker incolor. Hoje estou analisando os melhores planeswalkers incolores e classificando-os do pior ao melhor e coroando os mais fortes entre eles. Vamos mergulhar de cabeça!
O que são planeswalkers incolores no MTG?
Karn, Descendente de Urza | Ilustração de Chase Stone
Planeswalkers incolores são planeswalkers que não possuem nenhum símbolo de mana colorido em seus custos de lançamento ou texto de regras. Eles seguem a mesma regra dos artefatos, dada essa versatilidade, porque alguns são superfaturados em comparação com o que custaria um cartão semelhante se tivesse um requisito de cor.
Ainda assim, vale a pena considerar esse pequeno imposto, considerando o poder de alguns desses planeswalkers. Eles têm esmagado o Standard e o Historic desde que a WotC os introduziu.
#6. Karn, Legado Vivo
É uma triste verdade que Karn, Living Legacy seja um dos piores Karns que a WotC já imprimiu. Ele vem com 4 contadores de lealdade por 4 mana, mas não consegue tomar muita iniciativa com suas habilidades disponíveis, simplesmente fazendo uma Powerstone virada ou dando a você uma carta (pela qual você também precisa pagar mana).
Sua ultimate cria um emblema que transforma seus artefatos em armas capazes de atingir qualquer alvo causando 1 de dano. Isso é desanimador, para dizer o mínimo, e não compensa o começo sem brilho que esta placa tem. No geral, esta placa falha em várias frentes, e isso torna muito difícil encontrar um lugar para ela no Padrão, muito menos em qualquer lugar com uma barra mais alta, como Moderno ou Legacy.
#5. Karn, descendente de Urza
Karn, Scion of Urza é único porque é melhor quando construído em torno de outros cards, embora os outros planeswalkers incolores não precisem de muito esforço para serem bons. O ideal é construir um deck com muitos artefatos para que você possa começar a criar Constructos massivos a torto e a direito quando essa coisa entrar no campo de batalha.
Mas Karn ainda é bom mesmo se você não o fizer e tiver uma alta densidade de artefatos em seu deck, já que sua primeira habilidade é pura vantagem de cartas e a segunda é a seleção de cartas. Definitivamente um cenário ganha-ganha.
#4. Ugin, o Inefável
O outro planeswalker com múltiplas aparições em jogos competitivos através de suas impressões é Ugin, e Ugin, o Inefável, mostra o quão temível ele pode ser. Embora este Ugin não tenha muitas habilidades, ele tem uma que poucos planeswalkers têm: uma habilidade estática que permite que você jogue seus feitiços incolores por um preço mais barato.
Esta carta tem melhor sinergia quando construída, mas suas outras duas habilidades são poderosas. Ugin pode começar a criar um pequeno exército que lhe dará vantagem de cartas quando ele morrer ou se livrar de alguma carta irritante no lado do campo do seu oponente.
O Inefável não tem um final, mas compensa isso com sua estática.
#3. Ugin, o Dragão Espiritual
Com sua segunda aparição da noite no terceiro lugar, Ugin, o Spirit Dragon foi a primeira versão de um planeswalker Ugin a ser impressa. Esta carta teve alguma jogabilidade legítima em muitos decks Padrão e no auge de Eldrazi durante os estágios iniciais do Modern. O Spirit Dragon é visto com mais frequência em cubos e Commander hoje em dia, mas não se engane; ele constantemente ameaça encerrar o jogo na hora toda vez que ele aparece: a remoção incolor não pode ser muito melhor do que isso.
Embora 8 mana pareça muito, a habilidade intermediária irá apagar quase totalmente o tabuleiro e ameaçará assumir o controle do jogo depois disso se não morrer. E é fofo que sua habilidade final é basicamente Nicol Bolas, a habilidade do Planeswalker, mas ao contrário. Em vez de punir seus oponentes retirando seus recursos, ele recompensa você, dando-lhe uma nova mão e quase metade de sua vida inicial de volta.
#2. Karn, o Grande Criador
Karn, o Grande Criador, pode ser o planeswalker incolor mais popular entre os jogadores de Commander, já que muitos jogadores o consideram quase quebrado. Isso ocorre porque sua habilidade estática torna os artefatos que você não controla praticamente inúteis.
EDH é conhecido por seus decks que dependem de pedras de mana para lançar seus feitiços mais potentes. E a parte assustadora realmente surge quando você o combina com outras cartas para permitir alguns combos quebrados, como se isso não bastasse. Deixe-me mostrar alguns.
- Karn, o Grande Criador, Voltaic Construct e Basalt Monolith criam uma quantidade infinita de mana incolor. A ideia aqui é ensinar o Voltaic Construct de fora do jogo para combiná-lo com qualquer pedra de mana que adicione mais de 2 mana. Outras opções para este combo são Thran Dynamo, Gilded Lotus, Mana Vault, Grim Monolith, Dreamstone Hedron e Chromatic Orrery.
- Karn, o Grande Criador, Myr Turbine e Intruder Alarm são divertidos porque seus oponentes irão odiá-los. Se você mirar em Myr Turbine com a primeira habilidade de Karn e depois criar uma ficha, você pode iniciar uma cadeia de quantidades infinitas de criaturas, efeitos de desvirar e gatilhos de ETB, tudo de uma vez.
- Heartstone, Basalt Monolith e Karn, the Great Creator produzem o mesmo resultado do último combo (mana incolor infinita), mas precisa de um pouco mais de esforço. Você precisa ser tutor de Heartstone e então usar a primeira habilidade de Karn para transformar Basalt Monolith em uma criatura. A partir daí você obtém mana infinita.
- Karn, o Grande Criador e Mycosynth Lattice é a combinação mais popular. Se você conseguir colocar ambos em jogo, seus oponentes não conseguirão virar seus terrenos ou qualquer coisa que adicione mana para conjurar suas mágicas, forçando-os a lidar com seu tabuleiro com o que já possuem. Adicione uma propaganda para evitar ataques também.
#1. Karn libertado
O que o planeswalker incolor nº 1 tem que os outros não têm? Em uma palavra, estabilidade. Karn Liberated foi o primeiro planeswalker incolor já impresso e tem dominado sozinho os formatos desde então.
Sete manas podem parecer muito, mas é uma tarefa fácil de realizar no turno 3 em decks como Eldrazi Tron. Sem mencionar que realmente se livrar de qualquer permanente na mão do seu oponente enquanto ameaça reiniciar o jogo sendo você o único a ter recursos no campo de batalha é realmente assustador. É por isso que este é o melhor planeswalker incolor quando se trata de jogos competitivos.
Decklist: Mono-Green Tron em Moderno
Karn, o Grande Criador | Ilustração de Wisnu Tan
Para homenagear o rei e os dois vice-campeões, vamos dar uma olhada em um deck Moderno que apresenta todos os três planeswalkers incolores. O plano aqui é simples: faça seus grandes feitiços no turno 3 e vença. E se você não pode simplesmente vencer, você ainda tem um plano sólido. O que eu gosto nesta lista é que ela contém os três principais planeswalkers incolores.
Dito isto, o deck tem muita profundidade, e sugiro experimentá-lo se você estiver interessado em Modern e tiver algum torneio próximo.
Lista de deck: Turbo Ramp no Commander
Karn libertado | Ilustração de Jason Chan
Antigamente, Kozilek, Butcher of Truth era um dos meus comandantes favoritos porque é simples, mas eficaz. Kozilek está entre os Eldrazi mais baratos e aquele que lhe proporcionará toneladas de compra de cartas sem usar uma única mana colorida ao lançá-lo. E ser o mais barato o torna perfeito para este deck Turbo Ramp porque você pode simplesmente conjurar novamente sem muito esforço se ele for morto, mesmo potencialmente no próximo turno após sua morte.
Mas as estrelas deste deck Turbo Ramp EDH são Karn Liberated e Ugin, the Spirit Dragon. Eles são os planeswalkers mais simples, porém eficazes para esse tipo de deck, pois possuem uma função e a executam perfeitamente: atuar como remoção.
Conclusão
Ugin, o Inefável | Ilustração de Daarken
Sinceramente, pensei que havia mais planeswalkers incolores quando comecei esta lista. Quem sabe em breve teremos um novo, mas só o tempo dirá. Pelo menos os que temos são muito poderosos, e eu ficaria muito feliz em colocá-los em decks onde eu possa construir em torno deles e maximizar seu potencial.
O que você acha? Você gostaria que a WotC imprimisse mais planeswalkers incolores? Uma rainha dos artefatos, talvez? Deixe-me saber nos comentários ou no Discord do Draftsim.
Se cuidem e vamos nos encontrar novamente na próxima vez!
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