Pular para o conteúdo

Magic: The Gathering Curiosidades, fatos e estatísticas

Magic: The Gathering é o mais antigo jogo de cartas colecionáveis ​​conhecido e ainda continua sendo uma das franquias mais reconhecidas do mundo. Com cerca de 40 milhões de jogadores em todo o mundo, também está entre os TGCs mais populares do mundo. Com 30 anos de história, Magic teve um impacto extraordinário em jogadores de todo o mundo. Ainda hoje, continua a atrair novos fãs diariamente e a expandir a sua influência no mundo dos jogos.

Magic foi criado pelo matemático e inventor Richard Garfield e publicado pela Wizards of the Coast (que mais tarde adquiriria Dungeons & Dragons ) em 1993. Rapidamente ganhou popularidade entre os fãs de jogos de cartas e de fantasia. Eles apreciaram os elementos de fantasia, estratégia e capacidade quase ilimitada de personalizar decks . Desde então, foram lançados mais de 100 conjuntos exclusivos no universo de Magic e mais de 25.000 cartas entre eles. Mesmo com esse longo e histórico pedigree, muitos jogadores, novos e antigos, não conhecem os pequenos detalhes da franquia.

Quantos anos tem Magic: The Gathering?

A Wizards of the Coast foi formada em 1990. Um ano depois, em 1991, eles foram abordados por Garfield sobre o desenvolvimento de um jogo chamado RoboRally; no entanto, o fundador da Wizard, Peter Adkinson, temia que a produção fosse muito cara para a empresa. Ele pediu a Garfield que criasse um jogo que fosse mais fácil de fazer e portátil, ao que Garfield respondeu com Magic . Foi totalmente lançado em 1993 e rapidamente ganhou vários prêmios, incluindo os cinco melhores jogos mentais da Mensa.

Após seu lançamento em 1993, Magic: The Gathering ganhou continuamente uma grande base de jogadores. Considerando a popularidade de longa data de Dungeons & Dragons e outros jogos de mesa de fantasia do final dos anos 80 e início dos anos 90, uma comunidade foi rapidamente estabelecida. A Wizards of the Coast não adquiriu o D&D até 1997, mas a comunidade era pequena o suficiente na época para se sobrepor de forma significativa. Em 1995, Mark Rosewater foi contratado como designer do jogo e se tornaria um dos contribuidores mais reconhecidos para a qualidade e o sucesso do Magic. Em 2016, bem mais de 20 bilhões de cartas foram impressas para Magic, o que até então também incluía uma grande quantidade de conhecimento do jogo . Magic não era mais apenas um jogo – ele se tornou uma franquia completa de fantasia.

Em 2023, existem cerca de 20 formatos para jogar, combinações ilimitadas de cartas e estratégias e espaço infinito para ainda mais conhecimento. Magic: The Gathering resiste ao teste do tempo porque se preparou para mudanças. A mudança (embora geralmente não seja bem recebida) é importante, pois pode permitir espaço para veteranos e acessibilidade para novos jogadores.

As cartas de Magic: the Gathering valem alguma coisa?

Embora a maioria dos pacotes tenha o mesmo preço, nem todos os cards de Magic são monetariamente iguais. Geralmente, o preço de um único cartão está relativamente em linha com a sua raridade; no entanto, alguns preços podem flutuar com base na procura competitiva . Por exemplo, Orcish Bowmasters de O Senhor dos Anéis: Contos da Terra Média teve um aumento constante no preço desde o lançamento do conjunto em junho de 2023. Isso se deve principalmente ao seu valor em jogos competitivos. Após o lançamento de um conjunto, os preços podem flutuar enormemente, como em qualquer jogo competitivo. Sites como o TGCplayer acompanham as flutuações de preços ao longo da vida útil dos cartões.

Também deve ser observado que muitos dos cards de Magic de maior valor são suas formas originais, e não reimpressões subsequentes . Além disso, o ponto médio de venda de um cartão competitivo varia de trinta a centenas de dólares. Poucos cartões mantêm um valor consistentemente alto, mas ainda existem vários “clássicos” que são lendários na comunidade e são vendidos consistentemente por preços incrivelmente altos.

Nome do CartãoValor aproximado (em dólares, estado de hortelã)
Alfa Lótus NegroUS$ 130.000 (assinado, mais de 500.000)
Dragão ShivanUS$ 44.000
Mox RubiUS$ 40.000
Mox EsmeraldaUS$ 37.000
Pérola MoxUS$ 35.000
Recordação AncestralUS$ 37.000
Caminhada no TempoUS$ 28.000
Copiar artefatoUS$ 29.500
O Um AnelUS$ 2.000.000 ou mais

Quick Magic: The Gathering Curiosidades

Todas as cartas mágicas apresentam uma homenagem divertida aos artistas originais

Quase todos os cards de Magic têm o mesmo verso icônico, que foi criado pelo diretor de arte original Jesper Myrfors ao lado de Christopher Rush. Cada cartão é impresso com a palavra “Deckmaster” no verso, mas também há um pequeno rabisco cortando este gráfico. Aparentemente, isso foi completamente não intencional e nada mais do que uma marca perdida de caneta. Quando foi capturado, já era tarde demais. Desde então, tornou-se uma parte duradoura do design. Embora tenha havido conversas sobre a mudança desta arte , nada aconteceu. Isso garante que praticamente qualquer carta de qualquer época possa ser jogada sem capa junto com cartas novas.

Quantas cartas mágicas existem?

De acordo com o banco de dados oficial do Magic , Gatherer, existem 26.812 cards únicos no jogo, sem contar artes alternativas ou estampas adicionais. Isso supera em muito os cerca de 15.000 cards de Pokémon exclusivos que foram impressos até o momento e o número semelhante de Yu-Gi-Oh! cartões.

Qual o tamanho das cartas mágicas?

Embora Magic seja considerado o primeiro TGC, não é de forma alguma o primeiro do gênero de cartas colecionáveis. Além disso, embora a Wizards of the Coast possua Magic e o popular Pokémon TGC, ela ainda seguiu dicas de seus antecessores tradicionais. Em 1957, a empresa de cartões esportivos Topps padronizou as dimensões de seus cartões para 3,5 polegadas por 2,5 polegadas. Até hoje, a maioria, senão todos os cards colecionáveis ​​dos Estados Unidos, incluindo Magic e Pokémon, permanecem deste tamanho. Isso torna a compra de mangas ou caixas mais conveniente e as competições mais fáceis de regular. Comparativamente, Yu-gi-oh é propriedade da empresa japonesa Konami, que usa cartões de 3,23 por 2,25 polegadas

As escamas de água de rosas

Criadas e nomeadas em homenagem a Mark Rosewater, essas escalas denotam a probabilidade de ver um grande mecânico, avião ou outro acessório de jogo retornar em conjuntos futuros. As escalas são classificadas de 1 (Muito Provável) a 10 (Muito Improvável). A Escala Tempestade classifica a mecânica, a Escala Rabiah classifica os aviões , a Escala Vesner classifica os planeswalkers, as criaturas da Escala Beeble e a Escala Gotcha para cartas Acorn (torneios ilegais/não oficiais). Cada escala recebe o nome de algo considerado “10”. Por exemplo, a escala Storm é nomeada em homenagem à mecânica Storm, descrita por Rosewater como “ provavelmente a mecânica mais quebrada [pela equipe de desenvolvimento] já criada ”. Embora sejam tecnicamente não oficiais, a mão de Mark Rosewater no design do Magic ainda implica uma certa autoridade nas escalas nomeadas em sua homenagem.

Magic: The Gathering está morrendo?

Quantas pessoas jogam magia?

Com milhões de jogadores ativos, Magic: The Gathering certamente não está “morto”. No entanto, os jogadores ainda expressam frustrações nos últimos anos. Os preços certamente aumentaram , tornando difícil acompanhar o ritmo casual ou competitivo. Além disso, a grande quantidade de conteúdo lançado também criou frustração por razões semelhantes. A impressão de novos cartões e a reimpressão dos antigos inundaram a franquia a um nível quase incontrolável de opções e formatos. A velocidade com que os conjuntos são lançados também pode tornar difícil manter o controle do meta. Simplesmente não existe uma maneira concebível de aprender todos os formatos. Alguns jogadores citam uma conexão entre esta questão e o anúncio de 2021 de que a Wizards of the Coast se tornaria uma divisão de sua controladora Hasbro; antes disso, operava como uma subsidiária distinta.

Após o lançamento de March of the Machine , a tradição do jogo e a dinâmica de poder mudaram consideravelmente. Alguns jogadores estão esperançosos de que isso possa ajudar a gerenciar a confusa rede de cartas disponíveis atualmente , enquanto outros temem que isso possa levar a ainda mais complicações e transtornos. De qualquer forma, a economia de Magic: The Gathering está rapidamente quebrando. Nesta próxima era do jogo, todos os jogadores esperam que ele permaneça acessível para aqueles que o amam há anos e para aqueles que estão apenas começando.

COMPARTILHE