Destaques
- Missões secundárias e minijogos em RPGs como Final Fantasy 15 podem adicionar horas significativas ao jogo.
- Jogos de cartas como Triple Triad e Tetra Master oferecem conteúdo envolvente, mas podem ser confusos.
- Coletar cartas nesses minijogos enriquece o mundo do jogo, mas regras complicadas podem tornar a jogabilidade desafiadora.
ROLE PARA CONTINUAR COM O CONTEÚDO
O que torna o jogo de alguns RPGs tão escandalosamente longo? Às vezes, a história principal em si é bastante modesta e os jogadores veteranos passam por ela rapidamente. São as missões secundárias e os minijogos que são os verdadeiros desperdícios de tempo. Os jogadores de Final Fantasy 15 provavelmente se lembram de ter que parar para participar de outra missão secundária a cada trinta segundos ao longo das rodovias do jogo.
Levei apenas 25 anos para aquecer o sistema de junção de Final Fantasy 8
O sistema frequentemente difamado tinha muito potencial.
Há uma enorme quantidade de conteúdo opcional na série (como acontece com tantos outros JRPGs), desde desvios rápidos até minijogos substanciais. Durante a era PS1, os jogos de cartas se tornaram grandes exemplos deste último, na forma de Triple Triad de Final Fantasy 8 e Tetra Master de Final Fantasy 9, os jogos de cartas virtuais para jogar muito antes de jogos como Marvel Snap entrarem em cena. Ambas são certamente atividades envolventes que podem facilmente adicionar dezenas de horas ao jogo, mas serão realmente boas? Bem, pessoalmente, nunca fui capaz de me decidir sobre isso.
Você já se pegou voltando para alguma coisa repetidas vezes, mas não tinha certeza se estava realmente gostando? Acho que isso resume meus sentimentos sobre Triple Triad e Tetra Master. Antes de entrarmos nisso, vamos refrescar nossas memórias sobre cada um desses minijogos.
Conceitos simples e envolventes de jogos de cartas

Bem no início de Final Fantasy 8, um colega estudante de Balamb Garden que não está realmente sentindo a Triple Triad dá suas cartas a Squall. Sendo Squall, ele provavelmente os dispensaria com um desinteressado “tanto faz”, mas enquanto eu estiver no comando de suas ações, é melhor você acreditar que ele viajará pelo mundo para jogar intermináveis horas deste jogo e colecionar o Shopping. Ganhar aquela cobiçada estrela ao lado da seção de cartas do menu é atraente, mas não seria suficiente se não houvesse uma recompensa adequada por fazer exatamente isso. Felizmente, o jogo faz Triple Triad valer a pena para o jogador, garantindo que magia de alto nível, junções poderosas e atualizações de armas possam ser adquiridas muito mais cedo ao fazer isso, usando o cartão Mod de Quezacotl para obter itens para refinar.
Porém, por si só, Triple Triad é um jogo muito fácil de seguir. Cada carta tem um número associado às suas quatro bordas (superior, inferior, esquerda e direita), de 1 a A (sendo esta última essencialmente 10), e o jogador e a CPU se revezam para colocar uma carta no tabuleiro de jogo. Se colocada diretamente ao lado de uma carta adversária, a carta com o maior número dos dois lados frente a frente virará a outra, vencendo o lado que tiver o controle do maior número de cartas no final da partida. Muitas rugas adicionais são adicionadas a este jogo de cartas simples e rápido na forma de regras, o que ajuda a variar as coisas, mas algumas delas têm um enorme impacto negativo na experiência (como veremos mais tarde).
Os princípios básicos do Tetra Master de Final Fantasy 9 são muito semelhantes. Neste jogo, as cartas podem ter setas tanto nos cantos quanto nas bordas, sendo possível um total de oito. Revezando-se para colocá-los na grade, os jogadores virarão uma carta de CPU adjacente sob seu controle se uma flecha não contestada estiver voltada para ela. As setas voltadas uma para a outra iniciam uma batalha de cartas, na qual o nível de poder de cada carta entra em jogo para determinar qual delas é virada. Depois que isso for resolvido, uma cadeia (conhecida como combo) pode ocorrer dependendo do posicionamento das outras cartas ao redor do par de batalha. Isso pode resultar em finais espetaculares para as partidas, mas toda a ideia pode abrir o jogo para um RNG muito infeliz.

Ainda penso em Dirge Of Cerberus: Final Fantasy 7
Essa joia muito falha da compilação Final Fantasy 7 ainda tinha elementos que eu adorei.
Uma odisséia de coleta de cartas

Uma missão secundária completa aguarda aqueles que desejam obter todas as cartas da Tríade Tripla, já que certos NPCs só jogarão cartas específicas quando as condições forem atendidas (o General Caraway nunca jogará a carta de Rinoa até que o jogador tenha perdido a carta Ifrit para ele, por exemplo), e essas condições e a localização dos NPCs podem ser bastante obscuras. A Rainha das Cartas viaja pelo mundo e sua história é bastante única: seu pai artista criará novas cartas exclusivas quando for “inspirado” por outras que ela mostrar a ele, e isso também exigirá ceder uma carta rara diferente para ela em uma partida.
Coletar cartas Triple Triad é um esforço de campanha que leva você a lugares que você não iria de outra forma, ou interage com NPCs pelos quais você passaria. À sua maneira, enriquece o mundo do jogo e é realmente divertido construir uma coleção de cartas poderosas representando membros do grupo, Forças Guardiãs e certos chefes, bem como cartas de monstros normais. Eu gostei de caçar os membros do Grupo CC em Balamb Garden e derrotá-los por suas próprias cartas exclusivas. Achei tudo isso feito para uma missão secundária muito mais abrangente do que a melhor iteração mais recente da série oferecida. Diferentes regiões do mundo usam regras ou conjuntos de regras específicos, e Squall e companhia podem espalhá-los em outros lugares enquanto viajam de um lugar para outro e envolvem NPCs no jogo.
Estas regras podem mudar o próprio jogo. Elemental, por exemplo, adiciona diferentes peças elementais ao tabuleiro que podem tornar, digamos, um monstro do elemento fogo um ponto mais forte do que os números exibidos em sua carta, enquanto tem o efeito oposto em cartas colocadas naquele espaço que não coincidem. . Isso é bastante inofensivo, mas espalhar inadvertidamente a regra aleatória (da qual pode ser muito difícil se livrar depois) pode tornar muito, muito mais difícil ganhar as cartas que você deseja. Ao tentar ganhar uma carta rara, quem quer usar uma seleção aleatória das cartas que possui, em vez das mais poderosas? Ninguém, é quem.
As cartas Tetra Master de Final Fantasy 9 não servem a um propósito prático além do jogo em si, mas da mesma forma, obter todas elas não é tarefa fácil. Algumas das cartas mais valiosas estão escondidas como tesouros chocógrafos, e qualquer pessoa familiarizada com o jogo sabe exatamente o que isso significa: várias horas de KWEHHH no chão em Chocobo Hot And Cold.

Missões furtivas em RPGs são uma droga, mantenha-os fora do Final Fantasy
Um mecânico antiquado.
Regras complicadas podem tornar as coisas muito difíceis de seguir às vezes

O que confunde muitos desses mesmos jogadores é o seguinte: Triple Triad é, em geral, fácil de entender e jogar. Não há nenhuma chance envolvida: uma carta de número mais alto, deixando de lado as travessuras elementais, virará uma carta de número mais baixo. Toda vez. No Tetra Master, o nível de poder da sua carta pode ser maior que o da carta adversária, mas ainda assim ser virado. Há menos chance disso, certamente, mas pode acontecer. Se você estiver entusiasmado com a virada de cartas, poderá acabar recebendo um combo devastador nos últimos turnos do jogo que você absolutamente não esperava.
A razão para isso é que o primeiro número nas cartas, o nível de poder, não está relacionado a uma estatística definida, mas sim a um possível intervalo de estatísticas. Isto também se aplica à sua defesa física e mágica (os dois números finais), e as quatro diferentes classes de cartas (indicadas pela letra) também podem afetar as coisas de maneiras inesperadas. As cartas também podem subir de nível, e tudo isso cria um jogo de cartas muito mais envolvente do que parece à primeira vista, mas que pode ser incrivelmente confuso e frustrante para os novatos em particular.
Tanto a Triple Triad quanto a Tetra Master consumiram horas da minha infância e, embora eu tenha passado cerca de metade desse tempo gostando de colecionar as cartas, a outra metade provavelmente foi gasta tentando descobrir como manipular as regras da Triple Triad por meio da Rainha das Cartas ou apenas o que. o que diabos estava acontecendo diante dos meus olhos no Tetra Master. No entanto, na raiz de ambos está algo muito mais do que apenas um jogo de cartas descartáveis, e uma tradição de Final Fantasy que fiquei emocionado ao ver retornar mais recentemente na forma do emocionante Queen’s Blood de Final Fantasy 7 Rebirth (que possui 141 cartas diferentes para colecionar). ).

Eu adoraria um personagem negro de Final Fantasy que não fosse apenas um alívio cômico
Barret e Sazh são incríveis, mas estou pronto para alguém um pouco diferente.