Bem-vindo de volta ao episódio 7 de Fun & Jank with Farmer Plum!
Espero que você esteja pronto para arar um pouco.
Esta semana vamos conferir uma lista que gosto de chamar de Rockin’ Oxen, que é uma versão divertida dos veículos UW para o formato histórico. Se você está atualizado com o episódio 6, na semana passada falamos um pouco sobre a ideia de “pacotes”. Grupos de cartas feitas para serem jogadas em conjunto, agregam valor por meio da sinergia ou são simplesmente as melhores no que fazem. Desta vez quero quebrar um pouco mais esse conceito e falar sobre como podemos encontrar e avaliar sinergias durante a produção de cerveja.
Conceito de fabricação de cerveja nº 2: “Build-Arounds”
“Build-Arounds” pode vir em algumas formas diferentes:
1.) Cartas individuais (geralmente com habilidades únicas ou poderosas)
2.) “Pacotes Perfeitos” (requer cartões específicos para funcionar)
3.) “Pacotes de valor” (os cartões têm um tema semelhante e funcionam bem juntos)
Para mim, build-arounds são o inverso dos pacotes. Em vez de ter um pacote pré-determinado de cartas que podem ser encaixadas em várias conchas (também conhecidas como preparação “de baixo para cima”), as build-arounds são cartas que moldam significativamente a direção e a estratégia do seu baralho. Seu objetivo é tentar construir uma lista usando cartões que suportem quaisquer cartões dos quais você está tentando obter o máximo potencial. Isso pode significar a necessidade de tipos específicos de criaturas, um determinado número de cartas na mão ou certas mágicas para serem jogadas. Por causa disso, focar em build-arounds envolve selecionar cartas complementares que aumentem sua eficácia ou ajudem a atender às suas condições para um efeito.
Avaliando Cartões Build-Around
Agora eu sei que estamos aqui para nos concentrar na brincadeira, mas a brincadeira não é divertida se tudo o que faz é perder. Então, quando você estiver decidindo se uma ideia vale a pena, pergunte-se o seguinte:
1.) O que o cartão está me pedindo para fazer?
2.) A recompensa vale o esforço?
3.) A lista pode vencer no meta atual?
Vamos aplicar essas questões a um exemplo fácil, Alinhamento de Hedron.
Hedron Alignment é o que considero um exemplo clássico de construção. Jogar 4 cópias em sua lista é realmente o único requisito verdadeiro, mas define claramente como o resto do seu deck será construído.
Voltemos às nossas perguntas.
1.) O que o cartão está me pedindo para fazer?
Queremos obter uma cópia do Hedron Alignment em 4 zonas diferentes ao mesmo tempo. Ter um em mãos e outro em campo não é muito difícil, mas precisaremos de um jeito de conseguir um no exílio e outro em nosso cemitério. Essa será uma tarefa desafiadora para ser concluída com consistência e velocidade decentes.
2.) A recompensa vale o esforço?
Esta pergunta pode não ter resposta até que você realmente comece a testar um rascunho para um deck. No papel, Hedron Alignment é uma carta de 3 mana que nos vence o jogo por si só. Isso parece um bom negócio para mim. No entanto, não podemos simplesmente aceitar isso pelo valor nominal. Já sabemos pela pergunta nº 1 que as condições finais do jogo exigirão muito trabalho para serem alcançadas. Nesse caso, a conclusão provável é que não vale a pena espremer o suco. Se fosse, provavelmente já veríamos uma versão competitiva da lista aparecer em algum lugar (falaremos mais pesquisando ideias de deck para inspiração no futuro).
3.) A lista pode vencer no meta atual?
No nosso caso? Não é uma chance. Sim, você pode conseguir uma vitória aqui ou ali, mas se estamos falando sobre o atual metagame Modern, não há como uma lista de Hedron Alignment ser forte o suficiente para competir contra decks como Energy, Murktide ou Titan. Assim como a pergunta nº 2, isso pode não ficar claro até você começar a testar suas ideias.
Portanto, o veredicto final é que, embora o Hedron Alignment tenha um efeito divertido e poderoso, ele requer muita configuração para ser um deck viável no meta Moderno. Agora, isso deveria impedi-lo de preparar um baralho com ele? Claro que não! Essas questões não estão gravadas em pedra. Esta é apenas a minha maneira de ver as coisas quando se trata de construção de decks. Aproveite o jogo da maneira que quiser.
Você tem que vaiar.
Você pode gostar de acumular derrotas apenas por aquela doce vitória, e estarei torcendo por você quando você vencer, mas estou aqui para ajudá-lo a almejar mais do que isso. Quero que você seja criativo e explore ideias interessantes, mas também quero que aprenda como torná-las competitivas o suficiente para subir na classificação. Na minha opinião não há nada mais divertido do que brincar de brincadeira e ganhando com isso.
O baralho
Agora que temos uma ideia básica de como avaliar e preparar com build-arounds, vamos dar uma olhada no deck desta semana.
1 mítico
28 raro
24 incomum
7 comuns
Esta é uma bebida minha que começou com a estranha vontade de construir um deck baseado no “pacote perfeito” do Boi Gigante e do Arado Colossal. Meu processo de fabricação de cerveja incluiu todos os conceitos que abordamos em termos de fabricação de cerveja “de cima para baixo” até agora.
Vamos usar as perguntas que nos fizemos anteriormente como orientação à medida que identificamos características mais específicas (boas e ruins) desses cartões construídos
Boi Gigante
- Barato, 2 mana
- Tripulações 6 por si só
- Big Butt, bom em bloquear
- 0 Poder, péssimo em atacar
Arado Colossal
- Barato, 2 mana
- Rampas
- Ganha Vida
- Corpo Decente (6/3)
- Requer criaturas para tripular
- Artefato
Agora, podemos seguir várias direções, mas sempre começo fazendo uma pequena pesquisa para ver o que os outros descobriram. Neste caso me deparei com devoção branca, tribal de boi, veículos e até um Arcades, a build Estrategista. Depois de ter um pouco de inspiração em mente, podemos começar a navegar pelo conjunto de cartas históricas para nos ajudar.
Deixe-me explicar minha lógica enquanto começo a preparar a cerveja.
Pensamento inicial: Ambas as partes do pacote custam 2 mana. Histórico é um formato de potência relativamente alta e eu preferiria manter o deck baixo e agressivo para garantir que conseguiremos acompanhar.
Próximo pensamento: Se vou ser um deck aggro, Ox é uma péssima inclusão já que tem poder 0. Se não tivermos o Colossal Plough para combiná-lo imediatamente, teremos que encontrar uma maneira de aproveitar sua capacidade de tripulação com mais veículos.
Próximo pensamento: Criaturas agressivas geralmente têm baixo poder. Se não tivermos um boi gigante para tripular o arado, ele provavelmente ficará na prancha. Deveríamos encontrar outra maneira de usá-lo.
Próximo pensamento: Existem algumas criaturas piloto baratas que podem tripular como se tivessem mais poder, bem como algumas cartas que transformam veículos em criaturas como Armados e Blindados.
Próximo pensamento: (Depois de algumas pesquisas na Arena) Blue nos dá acesso ao Piloto Experimental e ao Mech Mobilizador
Próximo pensamento: Se já tivermos um subtema de artefato, o Toolcraft Exemplar pode tripular um Mobilizer Mech mais cedo. O engenhoso Smith pode encontrar nossos veículos e cresce rapidamente para ajudar com custos mais elevados de tripulação.
Próximo pensamento: Peacewalker Colossus e Unidentified Hovership parecem perfeitos para o que pretendemos fazer.
E assim por diante até chegar a um rascunho. Depois disso, você testa e refina até sentir que o deck está em uma boa posição.
Esperamos que você sinta que cada pensamento deu um salto lógico de um para o outro. Definitivamente ajuda ter conhecimento geral do conjunto de cartas, bem como ter Arena ou Scryfall abertos para ajudá-lo a procurar cartas sinérgicas.
Destaques da jogabilidade
Este é um deck agressivo, mas sua natureza agressiva depende muito da sinergia, e não de estatísticas puras. Nossas criaturas não são tão impactantes por si só, mas a compensação vale a pena para tornar a metade do veículo do baralho mais eficaz.
O deck tem algumas linhas loucamente fortes, sendo as mais comuns envolvendo Mobilizer Mech e Colossal Plough, mas temos várias maneiras de aplicar pressão rapidamente.
Aqui estão alguns exemplos:
1.) Piloto Experimental -> Mobilizer Mech -> Peacewalker Colossus (tripulação Mech para animar Colossus) e balançar para causar 9 de dano
2.) Toolcraft Exemplar-> Arado Colossal -> Boi Gigante (tripula o Arado) e balança para causar 9 de dano
3.) Cajado Negro -> Arado Colossal -> Anime com Cajado Negro, ataque por 6 e use mana de Arado para jogar Peacewalker Colossus durante sua segunda fase principal
Há muita redundância nesta lista quando se trata de obter mais de 6 potência no tabuleiro no turno 3. Quase qualquer combinação de 1 queda em um veículo de 2 queda o levará até lá.
O Mech Hangar também é muito forte nesta lista, pois permite que nossos veículos ataquem mesmo sem a presença de outra placa ou cartas em mãos.
Considerações finais
Build-arounds são uma das coisas mais divertidas de se preparar no MTG. Eles fornecem um ponto focal em torno do qual você pode projetar todo o seu deck, mas você tem tanto a dizer sobre como será o resultado final que as possibilidades parecem infinitas. Esteja você tentando maximizar o potencial deles ou apenas se divertindo arando seus amigos com vacas gigantes, sinto que a construção é um dos principais pilares da fabricação de cerveja. Esperamos que as diretrizes simples que mencionei anteriormente ajudem você a criar algo novo e poderoso. Tente lembrar que preparar cerveja pode ser tão divertido quanto jogar o baralho! Quero dizer, você consegue imaginar um boi gigante voando em um Mobilizer Mech? Isso é incrível! Nem toda lista que você fizer funcionará, mas deve ser pelo menos um processo agradável tentar fazê-la funcionar. Sintonize na próxima vez para mais conceitos de cerveja enquanto continuamos explorando tudo o que MTG tem a oferecer em termos de criatividade e diversão.
Obrigado por ler.
Como sempre, fique à vontade para comentar e deixar qualquer dúvida abaixo! Volte na próxima semana para ainda mais Fun & Jank!
Feliz fabricação de cerveja!