Gavin Verhey e Aaron Forsythe se juntaram a Blake Rasmussen na transmissão semanal do MTG de hoje para discutir as notícias da Wizards of the Coast (WotC) assumindo o gerenciamento do formato Commander e responder às perguntas da comunidade nas últimas 24 horas desde que a notícia foi divulgada.
Verhey, designer principal de jogos e líder da equipe de design do Commander, e Forsythe, vice-presidente de design e criação de jogos, passaram a hora respondendo a perguntas das redes sociais, do chat do Twitch e do novo canal Discord do Magic Discord oficial. Ambos deixaram claro que a decisão da WotC de assumir oficialmente a gestão do formato do Comitê de Regras do Commander ocorreu há apenas alguns dias e veio do dilúvio de ameaças dirigidas aos membros do Commander RC. Mais ou menos na metade da semana passada, a WotC e o RC chegaram à conclusão de que o RC entregaria o formato devido ao número alarmante de mensagens problemáticas que os membros estavam recebendo e ao impacto que estavam causando em suas vidas.
Verhey deixou claro que não foi uma decisão fácil de tomar, enquanto Forsythe disse que por muito tempo ele e a WotC não precisavam ou queriam assumir a gestão do Commander. Forsythe disse que os membros do Commander RC fizeram um excelente trabalho e que as pessoas gostaram do formato enquanto ele estava em suas mãos. Infelizmente, as ameaças de violência chegaram onde a WotC precisava agir e fazer com que o peso das decisões para lidar com o formato “caísse sobre nós agora” e que “este era o melhor caminho a seguir”. Forsythe também apontou como o formato é difícil de gerenciar como um dos motivos pelos quais ele queria manter uma abordagem direta ao Commander pelo maior tempo possível.
“Parte da razão pela qual esse formato é difícil de executar e por que eu não estava ansioso para fazê-lo é que ele é diferente de todos os outros formatos que executamos. Não obtemos dados de torneios e não obtemos muitos dados do Magic Online. Todos os nossos outros formatos são gerenciados com uma mistura de dados e sentimentos. Este é em grande parte movido pelo sentimento”, disse Forsythe. “Às vezes, os dados tornam-se irrefutáveis de que um cartão é bom demais e podemos fazer algo a respeito. Em geral, as pessoas estão se divertindo, estão aderindo ao espírito do que está acontecendo e como sabemos disso? É uma comunidade tão grande e díspar que gosta de coisas diferentes e precisamos de informações do maior número possível de partes dela para saber o que devemos fazer a seguir. O envolvimento da comunidade ou um formato de painel, qualquer que seja o formato que assuma, é vital.”
Verhey disse que está trabalhando para montar uma equipe focada na comunidade, que pode variar de 10 a 20 pessoas, que trabalharia em conjunto com a Equipe de Design do Commander, que consiste em cerca de uma dúzia de pessoas. Embora ainda seja muito cedo, Verhey prevê que funcione de forma semelhante ao Painel de Formato Pauper que gerencia o formato Pauper. Este elemento permitirá que o formato ainda seja gerenciado com feedback da comunidade, ao mesmo tempo que equilibra isso com designers experientes da WotC.
Outro assunto abordado pela dupla foi o tratamento da lista de banimentos do Commander. Verhey observou que eles reavaliarão a lista de banimentos, mas não banirão nenhum cartão por um tempo. Ainda não está claro se algum cartão será banido ou não, mas essas decisões terão que esperar para serem tomadas até que a equipe da comunidade seja finalizada. Ele também disse que as atualizações do Commander B&R não seguiriam a cadência dos formatos competitivos como Standard, Pioneer e Modern.
“Uma coisa que quero enfatizar é que o Comandante se move lentamente”, disse Verhey. “Não pretendemos fazer toneladas e toneladas de mudanças. A estabilidade é uma parte fundamental do Commander.”
Verhey e Forsythe passaram muito tempo extrapolando os méritos e a viabilidade do sistema de suporte de energia apresentado no anúncio de ontem. Ambos mencionaram que o sistema não é perfeito, ainda requer muito trabalho para ser desenvolvido e que nada substituirá a eficácia de discutir com os jogadores da sua mesa sobre que tipo de jogo você deseja jogar. O número de colchetes ainda está indeciso, embora a ideia inicial de quatro seja a lente pela qual as discussões sobre o sistema de colchetes de potência estão sendo vistas. No novo sistema de suporte de poder, as principais cartas de Commander serão agrupadas em grupos, com as cartas mais poderosas ou que distorcem o jogo caindo na Chave 4, enquanto as cartas principais no formato que frequentemente aparecem na maioria dos pré-cons cairão na Chave 1. Qualquer que seja o O colchete mais alto em que uma carta de um baralho cai seria o nível de poder assumido do baralho.
Forsythe apontou que algumas das chaves terão que ser fluidas, já que a equipe não planeja listar todas as cartas jogáveis no Commander em cada chave. Ele quer que o Suporte 4 seja concreto quando for finalizado, mas mencionou que nem todas as placas serão colocadas entre colchetes apenas em seu nível de potência bruta. Por exemplo, Sol Ring ainda estará em Commander precons e cairá no Bracket 1 junto com cartas como fetch land, apesar de Polluted Delta ser incrivelmente poderoso no vácuo. Ele disse que não quer que os cartões sejam colocados entre colchetes com base nos piores cenários.
Verhey tocou em outro tópico que ele considera um dos maiores perigos para a onipresença do Commander. Ele falou sobre como a equipe de design do Commander aprendeu muito nos últimos anos e que alguns dos cards que foram banidos na semana passada (Extorsionista de Dockside e Lótus Joiada) não são mais designs que eles desejam fazer. Fazer cartas que precisam entrar em todos os decks de Commander homogeneiza o formato e remove manchas nos decks para ser criativo.
“Eu diria que Jeweled Lotus foi um erro, assim como Arcane Signet”, disse Verhey. “Não os faríamos hoje com as heurísticas que conhecemos agora. Queremos resistir ao máximo possível contra cartas como Sol Ring, Command Tower e Arcane Signet. Não estamos mais tentando fazer cards como aqueles que foram banidos.”
Verhey e Forsythe tentaram dar prazos para a implementação do novo painel da comunidade e do sistema de colchetes, mas ainda é muito cedo para ter algo definido. Verhey disse que um de seus objetivos era ter o sistema de suporte de energia pronto de alguma forma para MagicCon: Las Vegas. Ele não prometeu nada, já que a equipe quer dedicar um tempo para fazer isso direito, mas gostaria de ver os jogos sendo potencialmente feitos com base no sistema de chaves em Las Vegas ainda este mês. Forsythe, por outro lado, gostaria de solidificar o grupo comunitário antes de tomar outras decisões.
Para jogadores que desejam enviar feedback, Verhey recomendou usar o canal Discord, postar no Reddit e entrar em contato com ele nas redes sociais.