Última atualização em 15 de novembro de 2024
Obeka, Cronologista Bruto | Ilustração de Jesper Ejsing
Todo mundo conhece cartas extras do turn. Cartas que permitem que você jogue um turno extra são muito poderosas porque permitem que você jogue duas vezes, o que significa que você naturalmente compra duas cartas e joga dois terrenos em dois turnos enquanto seu oponente não consegue jogar.
Mas e uma carta que apenas encerra o turno? Está no lado oposto do espectro, permitindo que você evite jogar sua vez como deveria. Mas quando você deve jogar uma carta como esta? Por que você iria querer fazer isso em primeiro lugar?
Hoje estou olhando todas as cartas que dizem “encerrar o turno” e cobrindo tudo o que você precisa saber sobre elas. Vamos entrar nisso!
O que são cartas de fim de turno no MTG?


Desfazimento do dia | Ilustração de Jonas De Ro
As cartas de final do turno são cartas que, bem, encerram o turno. Este é um dos efeitos mais estranhos do Magic. Estou olhando especificamente para cartas que têm as palavras “terminar o turno” impressas no texto das regras. Há menos de 10 cartas no total com este texto, e o efeito começou como raro e foi movido para raridade mítica.
Então, o que acontece quando um jogador lança uma mágica que diz “encerrar o turno”, como Time Stop? Primeiro, todas as mágicas e habilidades que estão na pilha são exiladas antes de serem resolvidas. Isto é importante porque esses feitiços normalmente iriam para o cemitério. Todo o dano marcado nas criaturas desaparece.
As criaturas que participam do combate são removidas dele. Todos os efeitos que dizem “neste turno” e “até o final do turno” desaparecem. Então o jogador ativo descarta para o tamanho da mão e é a fase de desvirar do próximo jogador. Em termos de regras do MTG, você vai para a etapa de limpeza que é depois a etapa final.
Isso pode ser muito confuso (por que você iria querer fim seu próprio turno?), então eu queria dar alguns exemplos de situações em que poderia ser muito interessante usar esse poder de final de turno. Vou me concentrar nos efeitos desencadeados que dizem “quando”, “quando” ou “em”.
Se você fizer uma criatura que dure até o final do turno, usar cartas de “encerrar o turno” garante que a criatura sobreviva. Existem algumas cartas que permitem comprar e descartar no final do turno, portanto, encerrar o turno evitaria o descarte. Lembre-se de que você pode encerrar seu turno em resposta a um feitiço de seu oponente. Por último, mas não menos importante, você pode encerrar um combate que o mataria ou seria desfavorável.
Basicamente, você pode querer encerrar seu turno sempre que não quiser que uma habilidade desencadeada ou mágica ruim aconteça, ou se você for penalizado por um efeito no final do seu turno.
#7. Relógio de Sol do Infinito
O Relógio de Sol do Infinito é o pior desses efeitos de “fim de turno” porque só funciona no seu turno, portanto não é flexível. Porém, é repetível, então esse é um ponto a seu favor.
#6. Desfazer o dia
Olha, é o Timetwister! Um dos cards de Magic mais poderosos já impressos e um membro famoso do Power 9. Espere, não. Infelizmente é apenas o Timetwister com uma desvantagem, e essa desvantagem é encerrar o turn.
Desfazer o Dia e Relógio de Sol do Infinito são as únicas cartas da lista onde o efeito “encerrar o turno” não pode ser usado para encerrar o turno do seu oponente em circunstâncias normais. Isso é um pouco melhor que o Sundial porque lhe dá cartas e embaralha seu cemitério.
#5. Parada no tempo
Embora custe 6 mana, Time Stop tem flexibilidade para funcionar no seu turno e no seu oponente. Ele pode ser usado para efetivamente retirar a vez de um jogador.
#4. Fim Glorioso
Único cartão vermelho da lista, Glorious End encerra o turno, mas vem com uma desvantagem: você perde o jogo no final do próximo turno, então é melhor vencer agora! Claro, você certamente vencerá o jogo no próximo ataque se jogar Glorious End. Pelo menos você deveria estar se estiver jogando.
Você espera encontrar seu combo no próximo turno ou compra um turno extra porque o oponente venceria de qualquer maneira. Embora tenha suas desvantagens, é uma das formas mais baratas de encerrar o turno.
#3. Meditação Final de Hurkyl
Se você está procurando maneiras de arrastar um jogo do Commander por mais 45 minutos, não procure mais, a Meditação Final de Hurkyl. Ele rebate todas as permanentes que não sejam terrenos e encerra o turno.
Você já está profundamente azul, então se estiver jogando uma estratégia com muitos artefatos, você poderá repetir a maior parte (se não toda) de sua mão inteira quando chegar a sua vez.
#2. Descontinuidade
A descontinuidade pode ser de 6 mana para encerrar seu adversárioé o turno ou 2 manas para terminar seu vez. É a segunda melhor carta porque é mais versátil que Time Stop e não tem desvantagens.
#1. Obeka, Cronologista Bruto
Obeka, Cronologista Bruto é um Grixis () comandante. É uma criatura 3/4 por 4 manas e tem o efeito de “terminar o turno” na ativação, e você não precisa sacrificá-la.
A chave aqui é que Obeka “pergunta” se o jogador ativo deseja encerrar o turno. Pode ser uma vantagem política em certos confrontos encerrar o turno de um oponente para ajudá-lo, mas normalmente você jogará Obeka para encerrar seu turno porque sempre funciona para você.
Obeka é o melhor efeito nesta lista porque pode ser usado repetidamente, embora apenas de forma eficaz no seu próprio turno.
Melhores pagamentos por tipo de cartão
Então você quer brincar com os efeitos de fim de turno? Quer algumas cartas para colocar no seu baralho Obeka, Cronologista Bruto EDH? Aqui estão algumas ideias que funcionarão!
Cartas como Vingança de Goryo podem ressuscitar uma criatura e exilá-la no final do turno. Terminar o turno anterior permite que você fique com a criatura. O mesmo vale para Chicote de Erebos.
Magic tem muitas cartas que oferecem benefícios e desvantagens no final do turno. Cartas como Ideas Unbound e Avaricious Dragon exigem que você descarte no final do turno, e terminar o turno antes disso permite que você mantenha as cartas extras.
Efeitos que fazem uma cópia temporária de outra criatura como Splinter Twin, Saheeli Rai e Feldon do Terceiro Caminho funcionam favoravelmente com efeitos de “encerrar o turno”. No entanto, isso só funciona com cartas que criam algum tipo de gatilho mais tarde no turno. Os efeitos de “Terminar o turno” irão ignorar a habilidade desencadeada que faz com que você sacrifique ou exile sua ficha, permitindo efetivamente que você a mantenha para sempre.
Isso é não verdadeiro para efeitos que simplesmente duram “até o final do turno”, como Ato de Traição. Se você terminar seu turno com um dos efeitos acima, isso fará com que um efeito “até o final do turno” termine como normalmente aconteceria. Não há gatilho para pular uma carta como Ato de Traição.
Efeitos de Ataque Furtivo em cartas como Ilharg, o Raze-Boar e Purphoros, Bronze-Blooded fazem com que você sacrifique a criatura no final do turno, o que pode ser evitado.
As habilidades de desenterrar ressuscitam uma criatura para sempre em vez de exila-la no final do turno. Você pode fazer um pequeno combo auto-fresando, ativando criaturas desenterradas do cemitério e encerrando o turno.
Os efeitos de fim de turno vão para a pilha?
Alguns efeitos de final de turno são mágicas, enquanto outros são habilidades ativadas ou desencadeadas, todas usando a pilha. Você pode interagir com algo como Time Stop enquanto ele está na pilha, mas assim que ele for resolvido, o turno simplesmente termina e você não poderá mais interagir.
Curiosamente, parte do final de um turno envolve exilar imediatamente todas as mágicas e habilidades da pilha, o que significa que o efeito que encerra o turno geralmente se exila. Por exemplo, o texto de lembrete em Time Stop e Day’s Undoing instrui você a se exilar.
Você pode responder aos efeitos do fim do turno?
Você não pode responder ao ato de encerrar um turno, mas você pode responda à mágica ou habilidade na pilha que tem esse efeito.
Então, se eu lançar Time Stop, você poderá responder ao feitiço, mas não ao efeito resolvido. Mas há uma exceção. Obeka, Brute Chronologist vira para ativar sua habilidade, tornando-a uma habilidade ativada que pode ser respondida com cards como Tale’s End.
Como Obeka funciona com efeitos de fim de turno?
Obeka, Brute Chronologist e outros efeitos de “fim de turno” só funcionam da maneira que você deseja se houver um gatilho para pular. A razão pela qual Obeka permitirá que você mantenha uma criatura reanimada de Whip of Erebos é porque a habilidade desencadeada da etapa final que remove a criatura reanimada nunca acontecerá se o turno simplesmente terminar.
A questão é, a virada ainda termina com esses efeitos, então algo que simplesmente dura “até o final do turno” ainda agirá adequadamente. O efeito do Ato de Traição desaparecerá mesmo se você ativar Obeka para encerrar seu turno, porque você está literalmente encerrando seu turno e não há um “gatilho de retorno” associado ao Ato de Traição.
Em outras palavras, os efeitos de “fim de turno” ainda acontecem, mas os “gatilhos de etapa final” não.
Conclusão


Relógio de Sol do Infinito | Ilustração de Vincent Proce
Isso resume tudo o que pode ser dito sobre esse efeito estranho. Os efeitos de final de turno são muito complicados, pois lidam com muitas camadas de regras de MTG e o WotC não altera muito isso.
Quais cartas você usa com esses efeitos? Você já jogou contra um deck Obeka, Brute Chronologist EDH antes? Deixe-me saber quais interações legais você pode ter visto em jogo com essas cartas nos comentários abaixo ou no Twitter do Draftsim.
Obrigado por ler. Até a próxima!
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