Com a próxima impressão de


As seguintes cartas únicas de “você ganha o jogo” fornecem uma maneira diferente de abordar a pilotagem do seu deck que você pode ter ignorado de outra forma. Em formatos de 60 cartas, essas desvantagens alternativas de vitória podem parecer raras e distantes entre si, mas em Commander, onde você tem três oponentes para distrair um ao outro e um conjunto maior de cartas para escolher, elas podem prosperar. De fato, essas desvantagens de vitória podem parecer fáceis de ignorar, mas se jogadas corretamente, elas podem pegar seus oponentes de surpresa e ganhar jogos de maneiras que você teria descartado anteriormente.
Nem todos os win cons alternativos são criados iguais, no entanto, então eu fui em frente e compilei os que acredito que valem a pena considerar para seus decks que também estão atualmente em seus preços mais viáveis financeiramente. Eles são relativamente simples em termos de configuração e, no deck certo, não exigirão nenhuma construção de deck adicional além de trocar uma carta.
Quando penso em win cons alternativos, aquele que se destaca como o mais econômico e impactante, embora não seja abertamente ameaçador a ponto de atrair muita atenção, tem que ser a Produção Mecanizada. Esta é uma que se aproxima de você, não sendo registrada como uma ameaça para a maioria dos jogadores até que seja tarde demais. Ao contrário de outros win cons alternativos, como

As oportunidades aqui são vastas, e com os tipos de token acima se tornando cada vez mais onipresentes, as chances de ganhar por meio da Produção Mecanizada aumentam a cada novo conjunto. Simplificando, é um mecanismo de valor que também pode fechar um jogo, e um barato – custando menos de US$ 2, está em uma baixa histórica, abaixo de uma alta histórica de pouco mais de US$ 16 há cerca de dois anos, sem dúvida graças a uma série de reimpressões. Se você já ficou curioso se a Produção Mecanizada poderia funcionar para seu deck, agora é a hora de escolher um e tentar.
Este é outro favorito meu, um que eu considero tão importante que se você estiver usando qualquer tipo de deck com sinergia de Dragão ou com base em fichas de artefato em vermelho, este é um item essencial.

E como mencionado anteriormente, os marcadores de artefato estão mais presentes do que nunca ultimamente, então você certamente obterá algum tipo de benefício quando se conectar – mesmo que eles sacrifiquem todos os seus Tesouros ou marcadores em resposta, você terá limpado o tabuleiro deles, o que pode ser totalmente debilitante. Essa habilidade é tão poderosa que eu diria que Hellkite Tyrant é um alvo decente para
Um velho grampo que é um tanto esquecido agora, Felidar Sovereign é, na minha opinião, um dos bichos-papões originais do Commander. Embora se possa argumentar que esta carta não é tão intimidadora quanto costumava ser, ela ainda é um clássico absoluto que, no mínimo, chama a atenção e força a remoção.

Se Felidar Sovereign entrar em campo logo no começo, ele deve ser tratado, e qualquer coisa que tenha esse tipo de impacto vale a pena ser considerada. Assim como Hellkite Tyrant, Felidar Sovereign tem estatísticas sólidas que o tornam especialmente difícil de matar em combate. E embora sua condição de vitória possa ser considerada direta, ele simplesmente faz o trabalho, e não há nada de errado com isso. Além disso, houve muitos mais novos (em relação à primeira impressão de Felidar Sovereign em
Embora as cores desta carta sejam bastante restritivas, vale a pena mencionar devido ao valor que ela fornece se você estiver jogando Naya, especialmente se estiver se inclinando para criaturas grandes. E embora, sim, ela não faça necessariamente nada até que você tenha uma criatura com poder cinco ou maior, uma vez que você atinja esse limite, ela fornece benefícios consistentes para você e seu tabuleiro. Ela não é profundamente ameaçadora para outros jogadores até que seja tarde demais, permitindo que ela voe sob o radar.

Aria de Mayael também vale a pena mencionar, pois é o álbum mais acessível em termos de preço em uma década após seu lançamento.
Sobrevivendo para Manutenção
Uma coisa que você notará que todas essas cartas têm em comum é que elas são acionadas no início da sua manutenção, o que coloca o problema inerente de projetar sua condição de vitória para o campo potencialmente em vários turnos antes que você consiga. Então, como você garante que sobreviverá para chegar a esse ponto? Existem algumas opções.



A primeira, e eu acho que a melhor opção, é simplesmente pegar seus oponentes de surpresa e dar a eles a menor oportunidade possível de responder à sua ameaça. Isso pode ser feito piscando essas condições de vitória no passo final do seu oponente com a ajuda de cartas como
Outra opção é empilhar gatilhos de manutenção adicionais no seu turno, embora a desvantagem mais gritante dessa estratégia seja que você precisa jogar de azul, diferente da abordagem anterior. Se você se encontrar nessa cor, no entanto,



E, finalmente, você pode seguir a rota de turnos extras para continuar revezando até que sua manutenção vencedora seja acionada. Como a anterior, essa estratégia também é um pouco calçada no azul, no entanto, existem algumas cartas, como
Para concluir
Condições alternativas de vitória podem não funcionar sempre no seu deck, mas eu imploro que você experimente algumas se achar que podem. Elas adicionam um tempero extra ao que poderia ser uma construção tradicional e direta de Commander, e permitem que você a pilote ou a veja de maneiras que você pode ter negligenciado anteriormente. Essas são apenas uma amostra das alternativas de vitória disponíveis, e eu recomendo fortemente verificar o resto para ver se alguma é do seu agrado, pois não há sensação maior do que garantir a vitória com uma habilidade incomum de “você vence o jogo” quando outros achavam que você estava fora de cena – e o que mais deveríamos almejar, se não tornar nossos jogos mais memoráveis?
Leitura adicional:
Cartas para assistir de Duskmourn