inclinado

Menu

Categorias

por: Sampaio

Search
Close this search box.
Search
Close this search box.

O Xbox da Microsoft está planejando mais cortes após o fechamento do estúdio – Área Militar


O fechamento repentino de vários estúdios de videogame na divisão Xbox da Microsoft Corp. foi o resultado de uma iniciativa generalizada de corte de custos que ainda não foi concluída.

Esta semana, o Xbox começou a oferecer acordos de demissão voluntária a produtores, testadores de garantia de qualidade e outros funcionários da ZeniMax, que comprou em 2020 por US$ 7,5 bilhões, segundo pessoas familiarizadas com os planos da empresa. Outros membros da organização Xbox foram informados de que mais cortes estão a caminho.

Um porta-voz do Xbox não quis comentar.

Os funcionários ficaram chocados com o fechamento inesperado de três subsidiárias do Xbox na terça-feira e a absorção de uma quarta. Os fechamentos incluíram a Tango Gameworks, com sede em Tóquio, que no ano passado lançou o jogo de ação aclamado pela crítica Hi-Fi Rush. Tango estava em processo de lançar uma sequência, disseram as pessoas, que pediram para não serem identificadas por discutirem informações não públicas.

Durante uma reunião com a equipe da ZeniMax na manhã de quarta-feira, o presidente do Xbox, Matt Booty, elogiou o Hi-Fi Rush, mas não especificou por que a empresa fechou o estúdio de desenvolvimento por trás dele, de acordo com três pessoas presentes.

Falando sobre os fechamentos de forma mais ampla, Booty disse que os estúdios da empresa estavam muito dispersos – como “manteiga de amendoim no pão” – e que os líderes de toda a divisão se sentiam com falta de pessoal. Eles decidiram fechar esses estúdios para liberar recursos em outros lugares, disse ele.

Booty acrescentou que o fechamento da subsidiária Arkane Austin, desenvolvedora de longa data de jogos como Prey, não estava relacionado ao desempenho de seu novo jogo multiplayer, Redfall, um fracasso comercial e crítico.

Antes de seu fechamento, Arkane procurava retornar às suas raízes lançando um novo jogo “simersivo imersivo” para um jogador, como uma nova entrada na série Dishonored, de acordo com pessoas familiarizadas.

Jill Braff, chefe dos estúdios ZeniMax, disse na prefeitura que espera que a reorganização permita que a divisão, que também desenvolve Fallout e Doom, coloque mais foco em menos projetos. “É difícil apoiar nove estúdios em todo o mundo com uma equipe central enxuta e com uma lista cada vez maior de coisas para fazer”, disse ela, de acordo com o áudio da reunião analisado pela Bloomberg.

“Acho que estávamos prestes a tombar”, acrescentou ela.

Tanto Tango quanto Arkane lançaram jogos no ano passado e procuravam contratar pessoal adicional à medida que apresentavam novos projetos, o que Booty e Braff sugeriram ser o principal fator por trás de seus fechamentos. Shinji Mikami, fundador e chefe do estúdio Tango, partiu no ano passado.

Esses cortes no Xbox ocorrem em meio a uma contração mais ampla na indústria de videogames devido a mudanças econômicas após um período de rápido crescimento durante a pandemia. Recentemente, a divisão de jogos da Microsoft expandiu-se mais do que qualquer um dos seus concorrentes através das aquisições da ZeniMax e da Activision Blizzard por mais de 76 mil milhões de dólares combinadas. Em fevereiro, a Microsoft cortou 1.900 empregos, principalmente na Activision Blizzard.

A aquisição massiva da Activision Blizzard aumentou o escrutínio sobre a divisão Xbox por parte dos líderes da Microsoft, de acordo com pessoas familiarizadas.

Nos últimos anos, o Xbox investiu profundamente no Xbox Game Pass, um serviço de assinatura que oferece acesso ilimitado a centenas de jogos para download por uma taxa mensal. Para preencher o serviço com novos atrativos, o Xbox adquiriu dezenas de estúdios, incluindo empresas conhecidas por criar jogos menores, como a Double Fine, com sede em São Francisco.

Enquanto a maioria dos editores de jogos busca grandes mudanças com jogos que custam centenas de milhões de dólares, o Xbox prometeu apoiar títulos criativos menos extensos, como Hi-Fi Rush, com orçamentos menores e expectativas de vendas mais baixas. Não importava se um jogo vendesse dezenas de milhões de cópias, desde que ajudasse a reforçar a biblioteca do Game Pass.

Mas o Game Pass não teve o crescimento massivo que o chefe do Xbox, Phil Spencer, esperava.

Mat Piscatella, diretor executivo da empresa de análise Circana, disse que os gastos mensais com assinaturas de videogames não móveis nos EUA “permaneceram estáveis, com crescimento baixo de um dígito” desde meados de 2021.

“Em nossos dados, os gastos com Game Pass realmente tiveram seu grande período de crescimento no final de 2019 até o início de 2021 e desde então se estabilizaram”, disse Piscatella. “A compra de jogos e conteúdo complementar, bem como modelos gratuitos, ainda são o método amplamente preferido de acesso aos videogames pelos consumidores dos EUA, pelo menos por enquanto.”

Embora não haja indicação de que o Xbox planeje abandonar o modelo Game Pass, há indícios de que suas grandes apostas não valeram a pena. Durante o trimestre mais recente, as vendas de conteúdo e serviços do Xbox aumentaram 62%, mas como Daniel Ahmad, analista da Niko Partners, apontou no mês passado, o crescimento foi inteiramente devido à aquisição da Activision Blizzard. Nas redes sociais, ele observou que sem as vendas desse acordo, a receita de jogos do Xbox teria caído aproximadamente 5% ano após ano, “sem crescimento de software e serviços e queda acentuada na receita de hardware”.

Com a queda na receita dos consoles, a empresa começou recentemente a lançar alguns de seus jogos em plataformas concorrentes. Em uma entrevista em março ao site de jogos Polygon, Spencer disse que “o que mais me preocupa na indústria é a falta de crescimento”.

Mais uma coisa! Agora estamos nos canais do WhatsApp! Siga-nos lá para nunca perder nenhuma atualização do mundo da tecnologia. ?Para acompanhar o canal HT Tech no WhatsApp, clique aqui para aderir agora!



O Xbox da Microsoft está planejando mais cortes após o fechamento do estúdio – Área Militar

Gostou da postagem, deixe um comentário ou compartilhe!

Compartilhe
Compartilhe
Compartilhe no Facebook
Compartilhe no WhatsApp