Tokusatsu, Séries Infantis Japonesas!

Saiba Como estão alguns dos protagonistas das séries infantis Japonesas nos dias de hoje no final desta matéria em video, O que é Tokusatsu?

GODZILA

(特撮 Tokusatsu?) é uma abreviatura da expressão japonesatokushu satsuei” (特殊撮影?), traduzida como “filme de efeitos especiais“. Antigamente, o gênero englobava praticamente qualquer produção cinematográfica ou televisiva que se utilizasse de efeitos especiais. Atualmente, tornou-se sinónimo de filmes ou séries live-action de super-heróis produzidos no Japão, com bastante ênfase nos efeitos especiais, mesclando varias técnicas como pirotecnia, computação gráfica, modelismo, entre outras.

Alguns exemplos de tokusatsu são a série de filmes do Godzilla e os seriados National Kid, Ultraman, Ultraseven, Spectreman, Jaspion, Changeman, Flashman, Jiraiya, Kamen Rider Black, Cybercops, Winspector e muitos outros.

ULTRAMAN

História

Após o final da 2ª Guerra Mundial com a vitória dos Aliados em 1945, houve uma enorme expansão nacionalista iniciada pelos Estados Unidos, que aumentou consideravelmente a criação, divulgação e produção de heróis que exaltavam tal ideal, como Superman, Mulher Maravilha e Capitão América, entre outros. Acredita-se que o Japão, temendo que essa invasão de heróis ocidentes advindos da “nação da liberdade” (um manto sob o qual cobria-se os heróis norte-americanos) se alastrasse pelo seu território, resolveu iniciar os primeiros projetos de criação de seus próprios “heróis”. 

 

changeman

 

 


Anos mais tarde, em 1971, a série Kamen Rider, do mangaká Shotaro Ishinomori, ganha uma adaptação para a televisão, tornando-se um dos maiores sucessos da época e também “abrindo” uma nova franquia que, de certa forma, mostrava-se como uma antítese ao “modelo gigante” dos heróis gigantes. Em 1975, estréia a série Himitsu Sentai Goranger (Esquadrão Secreto Goranger), que abre uma nova vertente no tokusatsu: o gênero Super Sentai (então chamado simplesmente de “Sentai”), que também fez grande sucesso e tornou-se uma franquia independente. 

NINJA JIRAIYA

 

 

Ao longo do tempo, o gênero tokusatsu aumentou de forma considerável sua abrangência, atualmente contemplando não apenas as séries e filmes de super-heróis produzidas anualmente, mas também outras produções anteriormente não abrangidas (como as adaptações live-action de mangás ou animes, por exemplo).

Fonte: Wikipedia

GGDaileon

Como estão hoje?

Jaspion, Changeman, Jiraya, Flashman, Cybercops, Kamen Rider, Winspector…

PARTICIPE DESTE SITE ABAIXO

Envie sugestões sobre esta ou matérias para as próximas publicação com seu comentário!

Click ↓
A invenção do Computador

mais em www.novatopnet.com.br

Publicado por Henrique Santa Rosa em Domingo, 13 de outubro de 2013