fbpx
Pular para o conteúdo

RG, CPF ou Certidão de graça!

Share on facebook
Compartilhe
Share on whatsapp
Compartilhe
Share on twitter
Compartilhe
Share on facebook
Share on whatsapp
Share on twitter

Em um mundo onde tudo é exigido o mínimo de uma identificação, independente se for para ter acesso a eventos, fazer uma compra ou curtir uma sessão no cinema, a certeza é que para todas as ocasiões a sua identidade será solicitada.
É de se imaginar, então, quando perdemos esses documentos tão importantes. Pior do que isso é pensar na burocracia ou demora em recuperá-lo, o que só é possível através da segunda via e que, em alguns casos, pode ser feita completamente de graça!

2ª via do RG

A solicitação da segunda via do RG é feita nas Secretarias de Segurança Pública (SSP) dos estados ou nos postos da Polícia Civil do seu município. Basta se dirigir a uma unidade e realizar o pedido.

Os documentos exigidos para sua retirada são: 2 fotos 3×4 original e recente; certidão de nascimento original ou cópia simples; certidão de casamento original ou cópia simples (se for casado); boletim de ocorrência original ou cópia simples (em caso de roubo ou furto); CPF original ou comprovante de inscrição da Receita Federal (para pagamento da taxa de 2ª via ou se deseja que o número apareça no RG); Cartão do Cidadão original (se quer que o número apareça no novo RG ou pode ser substituído por PIS/PASEP).
Muitos desconhecem, mas é possível tirar a segunda via gratuitamente. Se você foi roubado e registrou o Boletim de Ocorrência dessa forma, como roubo ou furto do documento, sua 2ª via sairá isenta de taxas. Porém, em caso de extravio, perda ou documento danificado, será cobrada um valor que transita entre R$ 20 a R$ 29,50 (dependendo da cidade e Estado).

Existe também quem não pague nada sob essas condições: homens acima de 65 anos; mulheres acima de 60 anos; se constatado erro na digitação do RG dentro do prazo de 90 dias depois que foi emitido.
A inclusão do CPF na identificação do RG é uma medida “recente”, então é comum que algumas pessoas tenham tido em mãos o CPF avulso. Perdê-lo é uma baita preocupação para os que declaram Imposto de Renda (IRPF). Felizmente, o procedimento para solicitação é rápido, fácil e pode ser feito em poucos cliques na página da Receita Federal.

Basta preencher corretamente com seus dados (número do CPF, nome completo, data de nascimento, nome da mãe e o número do título de eleitor);

2ª via da Certidão de Nascimento

Esse costuma ser o salva-vidas de muita gente que carrega consigo uma ou nenhuma identificação mais “moderna”. Infelizmente, em virtude do tempo, por incidentes ou pelo não armazenamento adequado, é preciso recorrer à segunda via da Certidão, o que pode ser feito de três formas: no cartório, nos Correios ou pela Internet.

Cartório

A segunda via exige que você compareça ao cartório onde foi registrado quando nasceu. Se não souber, entre em contato pelo telefone com qualquer cartório para fornecer dados individuais e a solicitação de uma busca para verificar onde foi registrado.

Feito isso, dirija-se ao local com um documento de identificação original com foto e solicite ao tabelião que informe quais outros dados serão necessários. As taxas cobradas dependem da cidade e Estado.

Correios

Para solicitar a segunda via da Certidão de Nascimento, preencha um formulário do Cartório Postal. Pague uma taxa para que seja emitido o documento e, quando for feito, ele chegará em perfeito estado no endereço preenchido na papelada.

Internet

Ah, os benefícios da modernidade… Outra opção, e ainda mais confortável, é solicitar a segunda via da Certidão de Nascimento pela internet. Acesse o site do Registro Civil, faça o seu cadastro e solicite o documento. O portal permite que sejam feitas solicitações para as certidões de Nascimento, Casamento e Óbito.

No site, pode-se retirar o documento em formato digital ou em papel; no primeiro caso, o documento chegará diretamente no e-mail informado, já no segundo, chegará pelos correios no endereço solicitado.

Saiba maisAcesse aqui a página de links para Reguarizar seus Documentos.

Share on whatsapp
WhatsApp
Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on email
Email
Share on telegram
Telegram
Share on print
Print
Você já tem sua senha?
Peça sua senha para envio de arquivos a seu atendente ou entre em contato atravez do WhatsApp na janela anterior
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on email
Email
Share on telegram
Telegram
Share on print
Print