fbpx

Manual de Regras: Battle Scenes 2020

Primeira vez jogando Battle Scenes? Comece por aqui!

Battle Scenes é um incrível jogo de estratégia em que os jogadores duelam comandando grupos de heróis e vilões que se enfrentam nos mais diversos cenários e situações. Neste manual, você aprenderá o básico das regras do jogo para iniciar suas próprias partidas com seu Deck Inicial. Battle Scenes possui 5 tipos diferentes de cards. 

*Personagem – O tipo mais importante de card do jogo, representa os personagens.

 

*Suporte – Suportes representam máquinas, veículos, instalações e prédios.

 

*Cenário – Cenários representam eventos e situações do universo dos personagens.

 

*Habilidade – Habilidades representam capacidades, golpes, táticas e utensílios.

 

*Personagem EV – Um tipo de card que entra em cena evoluindo de cards de personagem ou suportes. Eles representam versões mais poderosas dos personagens.

 

Para jogar, cada jogador deve dispor seus cards conforme as áreas abaixo, um de frente para o outro.

 

Cada jogador deve ter seu próprio deck de Battle Scenes previamente montado. Para montar um deck, deve-se seguir as regras abaixo (os Decks Iniciais Temáticos já seguem essas regras):

– O deck deverá ter exatamente 60 cards;

Não pode haver mais de três cópias de cada card por deck

cards diferentes com nomes iguais não são considerados cópias, por exemplo, pode-se ter três cópias da primeira versão da Viúva Negra (V1) e três cópias de sua segunda versão (V2).

Vale lembrar que só pode haver um card de habilidade com a característica Item Único de cada em seu deck – ex.: você só pode colocar um único card de Cubo Cósmico e um único Escudo do Capitão América em seu deck.

 

Os jogadores embaralham seus próprios decks e decide-se através de sorteio quem começa a partida;

Cada jogador pega os 10 (dez) cards do topo de seu próprio deck – esta será a sua mão inicial de jogo;

Se um jogador tiver apenas um ou nenhum card de personagem em sua mão, ele poderá revelá-la e trocá-la por uma nova mão com o mesmo número de cards (isso só pode ser feito uma vez). Caso queira, o jogador também poderá trocar sua mão livremente, sem revelá-la, bastando para isso que ele pegue 2 cards a menos em sua nova mão (ele pode trocar 10 cards por 8, 8 por 6, e assim por diante);

O primeiro jogador escolhe e coloca quantos cards desejar de sua mão em seus recursos (pilha de descarte). Então o segundo jogador faz o mesmo;

Após isso o jogo se inicia, com os jogadores seguindo as Fases do turno, cada qual em seu respectivo turno, começando pelo primeiro jogador (o primeiro jogador não comprará nenhum card durante sua primeira Fase de Compra).

 

*Fase de Contagem Regressiva

Caso você não tenha nenhum personagem em cena:

Coloque um card do topo de seu deck em seus recursos;

Coloque mais um card do topo de seu deck em seus recursos para cada personagem controlado por seu oponente (personagens que ele tiver em cena);

Coloque mais um card do topo de seu deck em seus recursos para cada card que seu oponente tiver em seus próprios prêmios.

*Fase de Compra

Compre um card de seu deck, ou compre dois cards se você controlar algum personagem desde o inicio do turno (o jogador que inicia a partida não compra nenhum card em sua primeira Fase de Compra).

*Fase de Preparação

Nesta Fase você pode cumprir as seguintes Etapas (não obrigatórias) em qualquer ordem:

1 – Capacitação básica:
– Descartar um card de sua mão para capacitar em um personagem que você controla e que ainda não recebeu uma capacitação básica neste turno.

2 – Capacitação extra:
– Descartar um card de personagem de sua mão para capacitar em um personagem de mesmo alter ego (ou nome, se não houver alter ego)
que você controla. Efeitos de cards poderão oferecer capacitações extras aos personagens.

3 – Colocar em cena:
– Colocar em cena um card de personagem ou personagem – EV** com o alter ego (ou nome, se não houver alter ego) diferente dos personagens que já houver em cena sob seu controle.

– Colocar em cena um card de suporte com nome diferente dos suportes que já houver em cena sob seu controle.

(1x) Colocar em cena um card de cenário (se já houver um cenário em cena, ele será colocado nos recursos de seu dono).

4 – Descartar:
– Descartar cards de sua mão.

5 – Render um personagem:
– Nocautear um personagem que você controla desde o início do turno (para nocautear um personagem, descarregue os cards que ele estiver carregando e coloque-o nos prêmios de seus oponentes) e então comprar um card de seu deck.

6 – Usar ações imprevistas:
– Usar uma ação IMPREVISTA de um personagem que você controla e que se
encontra em cena desde o início do turno.

Todas as etapas acima podem ser executadas mais de uma vez por turno, excetuando a Etapa indicada com um (1x), que só pode ser executada uma única vez por turno.

 Personagens que já se encontrem no estágionão poderão ser capacitados. 

** Personagens – EV só podem ser colocados em cena se você puder cumprir os requisitos de Evolução indicados no próprio card.

*Fase de Ajustes

Caso necessário, os ajustes abaixo devem ser cumpridos na seguinte ordem:

1 – Ajuste de Energia: descarregue cards de cada personagem/suporte que
você controla em cena e que estiver carregando um número de cards maior
que sua Energia Inicial até que aquele personagem ou suporte esteja carregando um número de cards igual à sua Energia Inicial;

2 – Ajuste de Mão: se você tiver mais de sete cards em sua mão, descarte cards até ter exatamente sete cards em sua mão.

*Fase de Combate

Nesta Fase, os jogadores poderão usar ações dos personagens que controlam.

Esta Fase é dividida em duas Etapas que devem ser executadas na seguinte ordem:

1 – Etapa de Antecipação: nesta Etapa, seu oponente pode usar as ações de ANTECIPAR dos personagens que ele controla e que se encontram em cena desde o início do turno;

2 – Etapa de Ataque: após o oponente ter cumprido a Etapa acima, você pode usar as ações normais, de antecipar e imprevistas dos personagens que você controla e que se encontram em cena desde o início do turno.

Cada personagem só pode usar uma ação por turno. Se um personagem usou uma ação imprevista na Etapa 6 da Fase de Preparação, ele não poderá usar ações durante a Etapa de Ataque.

 

 ENQUANTO TERMINAMOS EDITAR O RESTANTE, UTILIZE O PDF ABAIXO: