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Dicas para marketing no WhatsApp

NOVAS dicas para você aplicar no WhatsApp e ganhar novos clientes, ter fidelidade com seus já então clientes ativos, e revitalizar clientes antigos.

1. Seja pessoal

Envie mensagens personalizadas. O app é usado principalmente para pessoas conversarem com outras pessoas. Portanto, jamais mande correntes.

Use o 1º nome do contato no início da mensagem e mande algo que realmente possa interessá-lo.

Ainda assim, mantenha uma postura profissional e respeite o espaço do usuário. Isso não significa ser sério o tempo todo.

Você pode (e deve!) ter uma relação amistosa. Pode até mandar alguns memes, dependendo do tom da conversa…

2. Não inunde seus contatos com propaganda

Assim como no email marketing, o seu pior pesadelo deve ser uma marcação como spam.

Comunique e não seja invasivo. Justamente por ser um espaço mais íntimo, mantenha o seu fluxo de publicações baixo.

Melhor ainda: tente ser objetivo e deixe que o consumidor lidere a conversa.

E, para continuar crescendo, fique de olho nos seus resultados, veja o que dá certo ou não e vá sempre otimizando as suas interações para manter a sua base de contatos por mais tempo.

3. Tenha uma estratégia multicanal

O WhatsApp é uma ferramenta ótima para manter um bom relacionamento, dar suporte e promover seus produtos e serviços, mas em hipótese alguma deve ser a única presente em seu marketing.

Ele funciona somente como um auxílio.

Por exemplo:

Você pode conciliar com divulgação nas redes sociais e produção de conteúdo para ser encontrado mais facilmente, além de alguns anúncios no Google AdWords.

Escolha os canais certos e os conecte de forma poderosa para sua comunicação dar certo em todas as instâncias.

4. Faça um planejamento estratégico

O planejamento das ações é essencial em qualquer estratégia de marketing digital — e com o WhatsApp não poderia ser diferente.

Especialmente por se tratar de um canal tão pessoal, em que as mensagens chegam diretamente no celular do cliente.

Nesse plano, é necessário estabelecer os seguintes pontos:

  • tipos de conteúdos a enviar (fotos de novos produtos, vídeos de divulgação, apenas texto com códigos promocionais etc.);
  • horários ou faixa de horário em que eles devem ser enviados;
  • situações que motivam o envio de uma mensagem (novo produto disponível, período de descontos, inauguração de uma filial etc.).

Isso vai permitir que sua marca só entre em contato quando for oportuno e evitar que a comunicação desrespeite o espaço do consumidor.

5. Comunicação pelo WhatsApp

Quando seus clientes entrarem em contato ou responderem uma mensagem que você enviar, é importante não deixá-los esperando e retornar o quanto antes.

Por esse motivo, o mais interessante é contar com um aparelho e um número exclusivo para a comunicação via WhatsApp.

Já que o aplicativo só precisa de uma conexão à internet para funcionar, é possível desabilitar a rede de telefonia móvel do celular para evitar que uma ligação indesejada atrapalhe a interação com os consumidores.

Além disso, outra boa prática é instruir o colaborador responsável a utilizar o WhatsApp Web ou o aplicativo para desktop, já que o uso de um teclado de computador e de uma tela maior pode facilitar o trabalho e dar mais rapidez aos diálogos.

6. Conecte-se com quem já é cliente

Receber mensagens de um número desconhecido é bastante desagradável e até considerado como uma espécie de spam.

Por isso, o WhatsApp não é a ferramenta ideal para se comunicar com potenciais clientes ou gerar leads — afinal, isso pode prejudicar a reputação da sua marca.

O mais recomendado é utilizar o aplicativo para se conectar com usuários que já são seus clientes e que deram algum tipo de permissão para você lhes enviar mensagens — como preencher um cadastro na loja, submeter informações em um formulário online ou adicionar o seu WhatsApp por iniciativa própria.

7.Forneça o serviço de atendimento ao cliente por WhatsApp

Uma forma de estreitar o relacionamento com o seu público é tirar dúvidas e promover outros tipos de atendimento por meio do WhatsApp.

Em vez de exigir que o cliente ligue para um SAC e enfrente um tempo de espera, você pode prestar um serviço mais ágil, simples e agradável.

Certifique-se de que o responsável por responder as requisições atenda o cliente o mais rápido possível, sem que isso atrapalhe a qualidade do atendimento.

Essa prontidão é fundamental porque as comunicações por celular já têm um caráter imediatista — e respeitar essa característica será o diferencial para encantar seus clientes.

Vale lembrar que o WhatsApp não tem um sistema de busca como as redes sociais, então apenas os usuários que tiverem o contato da empresa poderão chegar até ela por meio do app.

Sendo assim, garanta que o seu site, cartão de visita, perfis nas redes e outras mídias tenham o número específico para WhatsApp.

8. Faça vendas diretamente pelo app

Para permitir que os seus clientes fechem compras diretamente pelo WhatsApp, providencie um catálogo com seus produtos (pode ser PDF, landing pages ou até mesmo ecommerce) para que eles possam escolher o que desejam.

Em seguida, por meio das mensagens, dê a eles a oportunidade de conferir a disponibilidade dos artigos e a opção de reservar um produto e efetuar o pagamento na loja.

Se a sua empresa trabalhar com encomendas, deixe claro qual é o prazo de entrega e envie o código de rastreamento para o cliente acompanhar.

9. Invista no pós-venda

Depois que o consumidor efetuar a compra, faça um trabalho de pós-venda perguntando se ele foi bem atendido, se teve uma boa experiência para adquirir o produto e se o artigo estava em boas condições.

Depois disso, deixe passar alguns dias e agende um follow up para avaliar a satisfação do cliente com o produto em si. Verifique se atendeu às expectativas e se ele enfrentou algum problema de uso que você possa ajudar a resolver.

Atitudes como essa contribuem para estreitar o relacionamento entre o público e a empresa e aumentar as suas chances de fidelizar mais clientes.

10. Envie mensagens personalizadas

O recurso “Listas de Transmissão” pode parecer ideal para enviar uma novidade ou promoção para os clientes sem precisar escrever a mensagem para cada um dos contatos.

Com essa funcionalidade, é possível enviar o mesmo texto para até 256 usuários, desde que eles tenham o seu número salvo em seus respectivos smartphones.

Porém, para obter resultados mais eficazes, o melhor é atingir as pessoas com textos personalizados e recomendações de acordo com suas preferências.

Por isso, avalie o uso de um sistema CRM na sua empresa e utilize-o para entender melhor os seus consumidores e favorecer um maior engajamento via WhatsApp.

Podemos concluir que o marketing no WhatsApp é uma estratégia viável e com benefícios bastante interessantes.

A maior proximidade com o público, a intensificação das vendas e o aumento da satisfação dos clientes certamente são os mais impactantes.

Pronto! Agora que você já sabe sobre como funciona o marketing no WhatsApp, é hora de melhorar os seus investimentos em social media.

11. Melhore a experiência do cliente

Oferecer atendimento ao cliente e suporte em tempo real oferece uma melhor experiência para clientes.

Os recursos como bate-papo, chamadas de voz e vídeo permitem que você ofereça tratamento direto e personalizado aos seus usuários.

Tudo isso estreita o relacionamento da marca com os clientes e aumenta seu poder de fidelização.

12. Use o status do WhatsApp para campanhas relâmpago

Se você deseja gerar mais engajamento entre sua marca e seus clientes usar o recurso de status do Whatsapp é uma boa ideia.

Ele permite que você crie e compartilhe campanhas com validade de 24 horas e divulgue ofertas e conteúdo diversificados para que os clientes que possuem seu número salvo possam acompanhar.

Essa é uma das formas de como fazer marketing pelo Whatsapp levando as mensagens da sua empresa para dentro do celular do seu cliente.

13. Compartilhamento de localização

Deseja informar aos clientes onde está localizada sua loja física?

Use o recurso de compartilhamento de localização. Além de indicar seu endereço ele também mostra o trajeto que o cliente deve percorrer para chegar até a loja mais perto.

14. Mensagens mais atraentes

O WhatsApp oferece várias opções de formatação para tornar suas mensagens atraentes entre elas:

  • colocar o texto em itálico ou negrito;
  • usar GIFs, imagens e vídeos;
  • adicionar emoticons à sua mensagem.

Mas, aqui vai uma regra de ouro de como fazer marketing pelo Whatsappnunca mande spam para seus clientes.

O WhatsApp é semelhante às campanhas de e-mail você também vai precisar da autorização para envio de mensagens solicitando o opt-in no Whatsapp para seus contatos.

15. Listas de transmissão

Através de listas de transmissão no WhatsApp, você pode enviar uma mensagem para qualquer pessoa na sua lista de contatos que tenha seu número salvo no catálogo de endereços de seus telefones.

A resposta de contatos a uma mensagem em lista é exibida como uma mensagem normal individual.

Use esse recurso para compartilhar mensagens de marketing no Whatsapp como:

  • lançamentos de novos serviços e produtos;
  • ofertas especiais e descontos;
  • informação sobre horários de atendimento e mais.

16. Grupos

O WhatsApp permite que você crie um grupo com seus clientes para compartilhar mensagens, vídeos e fotos que apoiem suas ações de marketing.

Mais uma vez não bombardeie seus contatos com mensagens. Use o bom senso e compartilhe apenas informações relevantes com seus leads.

Somente assim você manterá o interesse deles por seus conteúdos e mensagens. 

17. Apoio para o setor de vendas

O Whatsapp também pode ser usado como plataforma de vendas diretas.

Sua empresa pode abrir o canal de comunicação para receber pedidos de clientes e responder questões relacionadas a preço, estoque e outras informações sobre produtos e serviços.

Dentro desse objetivo as redes sociais e o Whatsapp podem atuar juntas.

18. Use o recurso de pagamento

O WhatsApp possui um recurso de pagamentos, que permite enviar e receber dinheiro através do uso de UPIs.

Facilitar a finalização do pagamento é uma das formas de ampliar as taxas de conversão.

Assim como um ecommerce deve oferecer um checkout facilitado, também é indicado que as vendas por Whastapp tenham um cana direto para pagamento.

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