Fique Ligado!
Now Reading
INTELIGÊNCIAS

.

(por: Lilian Novais)

AS MÚLTIPLAS INTELIGÊNCIAS
estampa camiseta seminarioQuando se deseja saber o grau de inteligência de um indivíduo, a primeira referência que nos vem à mente é o teste de Q.I. (Quociente de Inteligência), proposto por Wilhelm Stern em 1912 e aperfeiçoado por Lewis Terman em 1916. No entanto, outras teorias a respeito do que é e como funcionam a inteligência, foram desenvolvidas ao longo dos anos. A mais conceituada é a Teoria das Múltiplas Inteligências, desenvolvida pelo psicólogo e professor da Universidade de Harvard, Howard Gardner. Na teoria de Gardner, a inteligência de uma pessoa não pode ser medida com testes, pois, temos inteligência multifacetada, e um mesmo indivíduo pode ter uma das inteligências super desenvolvida e as demais medianas, proporcionando equilíbrio. No modelo original, criado em 1975 e publicado em “The Shattered Mind”, Gardner propõe que somos todos dotados de 7 tipo de inteligência, que são: Lógica, Linguística, Musical, Cinestésica, Espacial, Intra pessoal e Interpessoal. Posteriormente, em sua revisão “Inteligência: um Conceito Reformulado” (1999), acrescentou a Inteligência Naturalista.

COMO ELAS SE DESENVOLVEM?
Segundo Gardner, todos somos dotados das 8 inteligências, mas elas podem se apresentar de duas formas: Se favorecido pela genética, o indivíduo já nasce com determinada(s) inteligência(s) desenvolvida(s). As demais, são desenvolvidas a partir de suas vivências e estímulos socioambientais.
Se uma criança nasce com inteligência linguística, mas no decorrer da vida, não for estimulada para o desenvolvimento da leitura, não tiver contato com literatura e línguas, dificilmente se tornará um bom linguista. Pode até mesmo, ter dificuldade na área. Por isso, mesmo quando a habilidade é  natural, ter estímulos da família, escola, sociedade e  um fator decisor no aproveitamento da inteligência.

COMO ELAS SE APRESENTAM?
Geralmente a pessoa possui uma ou duas inteligências superiores às outras, uma ou duas um tanto inferiores e as demais em nível médio.  Isso explica o fato de algumas pessoas serem excelentes e eloquentes escritores, mas mal saberem realizar as mais primárias operações matemáticas. Gênios como Leonardo da Vinci, que foi excelente pintor, botânico, matemático, anatomista e inventor, são uma exceção. Bem como são raros os casos onde o indivíduo não possui nenhuma das inteligências bem desenvolvidas.

Veja detalhes a respeito de cada uma das 8 inteligências:

INTELIGÊNCIA LÓGICA
Habilidade para resolução de problemas envolvendo formulas, números e abstrações. Essa é a mais relacionada ao QI tradicional e presente nos hábeis matemáticos, engenheiros, físicos, programadores e contadores.

INTELIGÊNCIA LINGUÍSTICA
Caracteriza-se pela facilidade de se expressar, seja de forma verbal ou escrita; domínio e interesse na exploração da leitura, escrita e idiomas. Pessoas dotadas desse tipo de inteligência são bons comunicadores,oradores, escritores e linguistas.

INTELIGÊNCIA MUSICAL
Possibilita à pessoa, uma fácil distinção entre ritmo, timbre, tom e entonação. Dessa forma, torna fácil também, a reprodução e criação de composições musicais.É predominante pessoas relacionadas, a música, como os próprios músicos, maestros e compositores ecríticos musicais.

INTELIGÊNCIA CINESTÉSICA
Uma maior desenvoltura no controle e utilização do corpo, em tarefas consideradas complexas. Seja utilizando ocorpo para as artes ou para a dança, a pessoa se sai acima da média. Note que não falamos, claro, de força ouagilidade, mas sim, desenvoltura e domínio dos movimentos. Podemos facilmente conferir esse tipo de habilidade na dança, artes marciais e ginástica olímpica ou rítmica.

INTELIGÊNCIA ESPACIAL
A inteligência espacial ou visual, possibilita à pessoa, compreender o mundo visual com maior facilidade e precisão, seja ao recriar, transformar, antecipar resultados no que se refere a posicionamento e movimento de objetos ou na habilidade para gravar cores e padrões de imagens, reproduzir a partir da memória, medir e planejar grandes noções espaciais. É muito comum em desenhistas, escultores, estilistas, arquitetos e mesmo em jogadores de xadrez.

INTELIGÊNCIA INTRAPESSOAL
A pessoa dotada dessa inteligência tem grande capacidade de compreensão de si mesmo e grande interesse em conhecer o ser humano em geral. Sabe se avaliar, traça objetivos concretos, conhece seus pontos fortes e fracos. Consegue desenvolver com isso, modelos mentais e comportamentais que a auxiliam a criar estratégias para conhecer e influenciar os demais. Psicoterapeutas e conselheiros, geralmente a possuem bem desenvolvida.

INTELIGÊNCIA INTERPESSOAL
Oferece aptidões semelhantes às da inteligência intra pessoal, mas voltada diretamente aos demais indivíduos. São o carro chefe desse tipo de inteligência a facilidade no trato e relacionamento com as pessoas, identificando e trabalhando nos outros, a personalidade, as limitações, intenções, motivações e emoções, sabendo usar isso a seu favor. O trabalho em equipe e liderança de grupo são tarefas onde a pessoa se encaixa habilmente, por isso, a encontramos em líderes motivacionais, políticos, religiosos e professores.

INTELIGÊNCIA NATURALISTA
Relacionada à capacidade de compreensão e interação com objetos, padrões e fenômenos da natureza(climáticos, astronômicos, químicos, físicos, biológicos). Gera facilidade em distinguir espécies, classificar fenômenos e observar padrões, de tudo que se relaciona com os reino animal, vegetal e mineral e com o meio ambiente como um todo. É de extrema importância em biólogos e geólogos, por exemplo.

Agora que sabe mais a respeito, identifique as que são menos evidentes em você e procure meios para desenvolver tais inteligências. Já para as que mais lhe representam, obtenha proveito, exercitando o que já possui bem desenvolvido!