inControl
Now Reading
Ferramentas básicas para o seu RC

RC Tunning – Ferramentas básicas para o seu RC

Salve, amigos modelistas!

Já que falamos de todos os componentes básicos do RC, que tal falarmos um pouco sobre as ferramentas básicas para a manutenção do seu modelo?

O bom modelista sempre tem ferramentas à mão para manutenção ou emergências

Como um carro em escala real, um automodelo precisa de um certo cuidado no que diz respeito à manutenção. E como em uma oficina, um “mecânico em escala” precisa estar bem equipado. Chaves de todos os tipos, alicates, ferros de solda, tudo isso faz parte do arsenal necessário ao cuidado do seu modelo. Mas vamos aos itens básicos:

Chaves diversas:

Alguns padrões de chaves
Alguns padrões de chaves

As chaves são itens primários em uma boa caixa de ferramentas. Chaves de boca, chaves de fenda, chave Phillips, chave Allen, são as nomenclaturas mais vistas, e as mais usadas. Abaixo, vamos ver as mais utilizadas no modelismo.

Chave de rodas:

Chave de rodas do tipo "canhão"
Chave de rodas do tipo “canhão”

A chave de rodas é o primeiro item para um modelista que usa seu modelo off-road no asfalto, ou que tem um modelo on-road para grip e para drift. A troca de pneus é feita como vemos na Fórmula 1: uma porca no centro da roda. Alguns modelos fogem ao padrão, mas a maioria usa porcas de 7 mm. Pode ser uma chave cruz, que tem também outras medidas para outras aplicações, ou a chave-canhão, mas cuidado com essa última, a parte externa pode ser muito grande para encaixar na roda.

Chaves Allen / Torx:

Padrão da chave Allen
Padrão da chave Allen
Exemplo de chave Allen, ou "L"
Exemplo de chave Allen, ou “L”
Padrão da chave Torx
Padrão da chave Torx
Exemplo de chave Torx
Exemplo de chave Torx

As chaves Allen e Torx são amplamente usadas em parafusos e muitos modelos diferentes. A chave Allen é mais fácil de ser encontrada em lojas de ferragens. Trata-se de uma chave de cabeça sextavada, de tamanho variável. Também é conhecida por chave L (Éle), pelo formato mais comum, igual à letra. Já a chave Torx é semelhante à Allen, mas não é um hexágono como a primeira, e sim uma estrela de 6 pontas arredondadas.

Chaves de fenda e Phillips:

Padrão da chave de fenda
Padrão da chave de fenda
Exemplo de chave de fenda
Exemplo de chave de fenda
Padrão da chave Phillips
Padrão da chave Phillips
Exemplo da chave Phillips
Exemplo da chave Phillips

Bastante comuns no Brasil, parafusos fenda e Phillips não são tão comuns na maioria dos modelos. Alguns, como os genéricos HSP/Exceed/Himoto/Redcat e companhia ainda usam (alguns), portanto é importante ter pelo menos dois tamanhos de cada.

Alicate de bico:

Exemplo de alicate de bico
Exemplo de alicate de bico

Um alicate de bico pode ser extremamente útil para pegar pequenas peças em espaços reduzidos. remover um grampo “E”, tirar pedras presas próximo à diferenciais, dentro de rodas, ou próximas de engrenagens… além de várias outras utilidades.

Alicate de corte:

Exemplo de alicate de corte
Exemplo de alicate de corte

O alicate de corte é útil não só para cortar fios elétricos, mas também em outras aplicações, como retirar pinos de suspensão (eles possuem fendas onde se encaixam os grampos “E”), ou mesmo cortar peças plásticas pequenas, como as que vêm em “cartelas”, como os kits de plastimodelismo.

Ferro de solda e estanho:

Ferro de solda
Ferro de solda
Uma das várias apresentações do estanho para solda
Uma das várias apresentações do estanho para solda

Obviamente, por se tratar de modelos elétricos, é necessário ter sempre à mão um bom ferro de solda, e estanho para reparar quebras nos contatos, fios quebrados, alongar cabos, etc. A potência em Watts varia, e o cuidado no manuseio é essencial. O estanho deve ser de qualidade, e é bom ter uma esponja molhada para limpar o ferro entre uma solda e outra.

Pincel:

O bom e velho pincel
O bom e velho pincel

Isso mesmo que você leu: pincéis são ferramentas muito necessárias para qualquer automodelista, mas mais ainda para quem tem modelos off-road. A poeira é um dos maiores fatores de desgaste das peças móveis, e dois pincéis ao menos, um pequeno e um grande, podem tirar o excesso de poeira, especialmente em veículos sem tratamento à prova d’água. Umas boas pinceladas e uma lubrificação bem feita podem prevenir folgas e até mesmo quebras.

Ainda, pode-se ter sempre à mão fita isolante, silver tape, pequenos pedaços de PET para reparos em bolhas, cola instantânea, além de pequenas peças extras, como jogos de grampos para bolhas, atilhos, um pano ou flanela (para colocar no colo quando se pega o modelo e não sujar as calças), e tudo o que você achar necessário. E essas ferramentas podem compor a sua mochila ou caixa de campo, pois é na pista / trilha que você vai precisar fazer pequenos reparos de emergência.

Atilhos, ou simplesmente "borrachinhas de dinheiro"
Atilhos, ou simplesmente “borrachinhas de dinheiro”
Flanela, pois a organização começa na limpeza
Flanela, pois a organização começa na limpeza

E é isso. Agora você está pronto para qualquer emergência ou manutenção rotineira no seu RC.

Até o próximo post, aqui no HVRC!