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Automodelismo IV – Estilo: Off-road

(por: Bushido / 09-maio-2013)

Automodelismo IV – Off-road (para ver Automobilismo III click-aQ)

Salve, amigos modelistas! Hoje trago prá vocês bastante barro, poeira, pedras, água… vamos para o Off-road!

001O Off-road é, na verdade um estilo bem variado de automodelismo. Temos vários tipos de off-road, e vamos falar sobre isso a seguir. Primeiro vamos levantar os diferentes tipos de veículos para off-road; Os modelos off-road dividem-se em 5 sub-tipos: os Monster Trucks, os Buggies, os Trugies, os Short Course ou Stadium Trucks e os Rock Crawlers. A diferença varia entre a altura da suspensão, o tipo de pneu e a bolha. 004002Os Monster Trucks são as boas e velhas caminhonetes-monstro, como o famoso Big Foot. Os Buggies são voltados à corridas, e são o símbolo máximo do off-road. 003005Os Truggies são uma amálgama de Monster Truck e Buggie, normalmente com os pneus maiores do Monster Truck e suspensão mais baixa e aerofólio dos Buggies. Os Short Course ou Stadium Trucks são modelos em escala das famosas caminhonetes de Rally, com a bolha cobrindo os pneus. 006Os Rock Crawlers são modelos diferenciados, por possuírem eixos rígidos, com diferenciais blocados ou blocáveis e estupidamente altos com relação ao solo.

Vamos então aos tipos de off-road, do mais básico ao mais específico.

O bashing, também conhecido como free roam, nada mais é do que andar com o automodelo em um campo aberto, sem estradas, com alguns saltos mas não tão acidentado. Pode ser um terreno com pedras, brita, areia, terra… qualquer superfície que não possa ser considerada uma estrada. No bashing, não importa tempo, trajeto, ou posição, mesmo porque o bashing pode ser praticado solo. É o estilo mais voltado à diversão de todos. Não há, também, campeonatos oficiais, mas se pode determinar um trajeto, ou um certo número de manobras diferentes, e pontuar a execução e o tempo gasto para cumpri-las.

007Os veículos voltados para bashing têm, normalmente, a suspensão mais macia. É preciso cuidado também com a escolha do tipo de terreno. Obstáculos acima da escala (muito grandes) podem prejudicar o carro e a dirigibilidade. A velocidade também é um fator importante. No bashing, não é tão alta, em torno de 40-50 Km/h. Os modelos mais indicados para bashing são os Monster Trucks, como o Traxxas E-Revo e o HPI Savage, e os Truggies como o Traxxas Slash, mas nada impede que qualquer modelo seja usado para bashing.

Agora, se você é mais competitivo, você deve ir para o tipo racing. Um circuito fechado, saltos, curvas, tudo para dificultar a sua vida, ou seria para aumentar a sua diversão e o desafio?

009 008Os carros do estilo racing têm a suspensão mais firme, mais baixa, e motor rápido e ágil. As provas consistem em um tempo limite, e vence o modelo que completar mais voltas nesse tempo, ou estiver na frente quando o tempo acabar. Os Buggyes e Trugies sãos os mais indicados para essa modalidade, especialmente nas escalas 1/10 e 1/8.

Mas se você não tem pressa, então o seu estilo pode ser o Rock Crawling. No rock Crawling, o seu modelo não vai alcançar altas velocidades, não vai andar em terrenos planos, ou mesmo pouco acidentados. Você vai levar o Off-road ao seu limite.

010Suspensão independente, pneus enormes, amortecedores com um curso enorme, motor primando a força em vez da velocidade… é disso que você precisa para começar a fazer Rock Crawling. Como o nome já diz, nessa modalidade você vai fazer o seu modelo escalar pedras e trilhas íngremes. Os campeonatos baseiam-se no tempo que o modelo leva para completar um certo percurso. Esse percurso é delimitado por “portões”, que são, na verdade, dois pontos lado a lado. O piloto pode escolher por onde andar, desde que passe por todos os portões. No caso de ser cometida alguma falta, como no caso de o modelo rolar ou ficar preso, e ser necessária a intervenção do piloto, ou se o modelo tocar um portão, há um acréscimo de tempo, dependendo do tipo de falta.

Há ainda outra modalidade, mas não é tão difundida (apesar de ter uma linha de veículos específicos para ela). É parecida com Bashing, mas usa uma estrada ou trilha. É o Rallie, exatamente como na escala real.

O modelo de Rallie é, ao contrário dos outros, um modelo mais parecido com o on-road. A suspensão não é tão firme como nos modelos de estrada, mas o modelo é bem baixo e os pneus têm um padrão mais agressivo do que os on-road. Em resumo, são chassis de buggies e truggies, com bolhas on-road. Essas bolhas são baseadas nos modelos 1/1 que participam do WRC, com marcas como Peugeot 207, Citröen C4, VW Golf, Ford Fiesta, etc. A velocidade é um fator aqui também, mas não conheço nenhum tipo de campeonato ou provas independentes dessa modalidade.

É isso. Descubra o seu tipo predileto de Off-road e pronto. Você já sabe o básico, o resto vem com a prática. Assim como em qualquer modalidade. No próximo artigo dessa série, o último, vou falar sobre um tipo de Automodelismo que todos já vimos ou brincamos: Autorama!!!011